sábado, 23 de janeiro de 2016

Proposta de indicadores de sustentabilidade para parques aquícolas continentais: avaliação de um empreendimento na Amazônia

Olá empreendedores, segue abaixo um artigo bem esclarecedor sobre indicadores de sustentabilidade que podem ser utilizados para avaliar parques aquícolas continentais, além de trazer um pouco da experiencia obtida com a instalação do parque aquícola em Breu Branco no reservatório da Usina Hidroelétrica de Tucuruí.

Parque aquícola no reservatório da Usina Hidroelétrica de Tucuruí Fonte: Luís Figueredo.

Autores: Marcos Ferreira Brabo, Leandro de Araújo Ferreira, Galileu Crovatto Veras, Israel Hidenburgo Aniceto Cintra, Rosildo Santos Paiva, Rodrigo Yudi Fujimoto.

Resumo: O fomento à piscicultura em tanques-rede em grandes reservatórios públicos, nos chamados parques aquícolas, constituise na principal política do governo brasileiro para incrementar a produção de pescado. Este artigo propôs um conjunto de indicadores para avaliação da sustentabilidade de parques aquícolas continentais e o aplicou em um empreendimento instalado no reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Estado do Pará. Indicadores de sustentabilidade nas dimensões ambiental, econômica e social foram definidos, validados e mensurados por meio de revisão de literatura, observações in loco e entrevistas com atores sociais em excursões bimestrais ao parque aquícola no período de agosto de 2010 a julho de 2012. A proposta elaborada contou com 21 indicadores de sustentabilidade, sete em cada dimensão, responsáveis em formar seus respectivos subíndices e constituir um índice de sustentabilidade. Por meio dela, o parque aquícola foi classificado como pouco sustentável, com o subíndice econômico sendo o que mais acentuou a insustentabilidade, seguido dos subíndices social e ambiental. O conjunto de indicadores de sustentabilidade definido e a metodologia adotada mostraram-se práticos e de fácil compreensão.


Download do artigo completo - AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário