quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Livro digital sobre Agroecologia está disponível para download



O livro “Trajetória das ações em Agroecologia na Embrapa Meio Ambiente” está disponível em formato digital para acesso livre. Segundo os pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e editores técnicos do livro, Mário Artemio Urchei e João Carlos Canuto, “a obra reflete uma pequena porção do trabalho de pesquisa e desenvolvimento no foco da Agroecologia realizado na Embrapa Meio Ambiente.

Apresenta exemplos que ilustram o desenvolvimento do tema na nossa Unidade, como material sobre o qual o leitor possa compreender a forma de trabalhar da Equipe de Agroecologia, aliando os elos indissociáveis da construção e da apropriação social do conhecimento".

Dessa forma, continuam, esses relatos e reflexões dão conta de novas formas de abordagem conceitual e metodológica para a pesquisa-ação participativa. Para tanto, os exemplos convergem no sentido de mostrar as conexões entre o conhecimento ancestral, resgatado e reconstruído, e a pesquisa clássica, igualmente ressignificada por meio do enfoque transdisciplinar.

Conforme os editores, "a Agroecologia, mais que um conjunto de técnicas, apresenta-se como uma alternativa comprovadamente viável para substituir o modelo agrícola hegemônico, oferecendo um importante instrumental para o avanço técnico, a viabilidade econômica e a inclusão social".

O livro apresenta, assim, desde uma contextualização histórica até a aplicação dos princípios agroecológicos à realidade de distintos contextos locais e regionais, retratando a unidade e a sua inelutável diversidade.


Fonte: www.embrapa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário