Peixe BR pleitea atenção à piscicultura ao novo ministro Blairo Maggi

A Peixe BR , entidade representativa da cadeia produtiva da piscicultura no Brasil, enviou ofício ao novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, solicitando a escolha de um profissional que conhece a atividade para a secretária de Pesca e Aquicultura. “Esperamos que esse importante cargo seja ocupado por profissional da Aquicultura, que tenha visão moderna sobre os caminhos que nossa atividade deve seguir para ocupar, de fato, lugar de destaque no agronegócio brasileiro”, ressaltou Eduardo Amorim, presidente da entidade.

Segundo Amorim, a PEIXE BR representa 50% da produção nacional de peixes oriundos da piscicultura e 65% da produção  brasileira de ração para peixes. “Nos últimos anos, o setor tem crescido a uma velocidade de 15% ao ano com produção, em 2015, de 638.000 toneladas”, informou o dirigente.

Esta produção gerou renda primária de R$ 4.708.000,00. “Para continuidade e incremento do desenvolvimento da Piscicultura brasileira, necessitamos de pilares sólidos para a atividade se manter sustentável”, ressaltou Eduardo Amorim.

Além de um profissional para a Secretaria de Aquicultura e Pesca, a PEIXE BR também pede atenção do novo titular do MAPA para a Simplificação dos Licenciamentos Ambientais, Celeridade nas análises e Liberação de áreas aquícolas da União, Campanha do Peixe Brasileiro criado e cultivado em tanques e atenção à Importação Predatória.
Ministro Blairo Maggi.