segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Da cooperação à liderança: Paraná é referência com 40% da produção nacional de tilápia

Alavancada pelas cooperativas, produção de tilápias do Paraná ganha o mundo. Foto: Jonathan Campos/Agência de Notícias do Paraná.

A produção de tilápias no Paraná contrariou recomendações técnicas, alertas para riscos de cultivo de uma espécie originária de região tropical da África e sobre as diferenças nas condições climáticas no estado. Teve ainda quem apontasse os desafios de mercado para aceitação do produto, além do desconhecimento sobre o manejo, quando os primeiros exemplares que desembarcaram em território paranaense, há cerca de 50 anos.

Com a introdução da espécie no estado, a partir do litoral, com incentivos firmados pela extensão rural, a produção avançou até ganhar escala comercial. “Foi difícil e desafiador, mas ganhou proporções e reconhecimento. O Paraná se transformou em uma referência não apenas para o Brasil neste cultivo”, comenta Taciano Maranhão, Engenheiro de Pesca que é um dos pioneiros nos estudos e no cultivo da espécie no Paraná.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para uma produção que totaliza 161,5 milhões de exemplares do peixe, consolidando crescimento de 75% no plantel, no período de 2017 a 2022. No último ano, o Paraná contava com 92,4 milhões de tilápias.

“Era evidente que teria que evoluir para transformação da matéria-prima destinada à indústria, e o oeste do Paraná teve um papel importante nesta tendência. Em 2005, a Copacol, tradicional cooperativa do agro com grãos, aves e suínos, fez um estudo de alternativas de atividades para os seus cooperados, para terem uma renda complementar. Por análise de plano de negócio, nos aspectos econômicos e de estratégia, elencaram a piscicultura. Deu muito certo”, evidencia o veterinário Rui Donizete Teixeira.

A Copacol Aquicultura nasceu em 2008 a partir de um complexo verticalizado com indústria de processamento, fábrica de ração e centro de produção de alevinos. “E com o compromisso de compra da produção de matéria-prima dos cooperados. Foi nesse momento que efetivamente começou o processo industrial em cooperativa”, completa Teixeira.

E essa liderança isolada na produção deixou o Paraná muito a frente do segundo colocado, o estado de São Paulo. Foi do estado vizinho que a inspiração chegou para a produção paranaense, nos anos de 1980 e 1990. Por lá, a produção alcançou um número próximo de 53 milhões de exemplares em 2022.

Leia mais em: www.gazetadopovo.com.br/Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário