domingo, 23 de setembro de 2018

Governo e Unitins estudam criação de curso de Engenharia de Aquicultura no Tocantins

Iniciativa é da Unitins e conta com participação da Seagro

Universidade Estadual do Tocantins analisa criação do curso de Engenharia de Aquicultura.


Tocantins (TO) - Em apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), integra a Comissão Estadual para criação do curso de bacharelado em Engenharia de Aquicultura, no Tocantins. A iniciativa para a criação do curso é da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do ato publicado em 19 de abril de 2018, no DOE-TO nº 54.095.

O presidente da Comissão para criação do curso, Thiago Magalhães de Lazari, professor da Unitins, explicou que a ideia ainda está em fase preliminar de estudo, que agora o grupo começará a fazer a análise da viabilidade, com mapeamento das potencialidades, debates, fusão de ideias e construção de um diagnóstico da possibilidade de criação do curso.

A Seagro fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins. O diretor de Políticas para Aquicultura e Pesca, Alexandre Godinho, vê como excelente a iniciativa da Unitins e destaca a importância da criação do curso para a atividade no Estado. “A cadeia da piscicultura é como se fosse uma corrente: produtores de alevinos, fábrica de ração, produtores de peixes para abate, frigoríficos, consumidores, isso só para citar alguns. Esses elos agora terão o curso de Engenharia de Aquicultura, que será importante e vital para o crescimento da cadeia produtiva, e reforçará o desenvolvimento sustentável da atividade, por meio da mão de obra que será formada, dentro da realidade do próprio Estado e proporcionará um crescimento em bases sólidas e seguras”.

O gerente de Pesca da Seagro, Thiago Tardivo, informou que esse será o primeiro curso de nível superior, do Estado, com ênfase em aquicultura e que a Seagro participa da comissão para apoiar a estruturação da grade curricular do curso, de modo que possa auxiliar em todo o desenvolvimento da cadeia produtiva.

O titular da Seagro, Thiago Dourado, parabenizou a iniciativa da Universidade em criar o curso e disse que o mesmo trará ganhos ao desenvolvimento da piscicultura no Tocantins. “O curso trará melhorias na qualidade dos serviços que serão prestados aos piscicultores no futuro, formando profissionais acostumados a ver as atividades da forma como são feitas aqui no Tocantins”.

“E no apoio técnico e financeiro à realização de eventos que fomentam a cadeia produtiva, na elaboração e na gestão do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura, entre outras atividades, que o curso de engenharia de aquicultura se somará, de forma fundamental, aos diversos setores que compõem a cadeia produtiva da piscicultura, estruturando-os por meio da geração de mão de obra especializada”, finalizou o Secretário.

Fonte: www.unitins.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário