quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Produção de tilápias cresce em Minas Gerais e no país

Despesca de tilápias. Foto: Embrapa.
Minas Gerais (MG) - A produção de peixes está crescendo no Brasil, com destaque especial para a tilápia. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no final do mês de setembro, aponta que houve um aumento de quase 10% na produção do peixe em 2015. Foram 219,33 mil toneladas despescadas, no período de janeiro a dezembro, segundo o apurado pela Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE. 

Em todo o país, a mesma pesquisa apontou uma produção total de 483,24 mil toneladas de peixes. E Minas aparece em oitavo lugar no ranking nacional da produção de todas as espécies, com cerca de 22 mil toneladas por ano, de acordo o órgão pesquisador federal. Mas a produção mineira pode ser maior, em 2016, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

“Se considerarmos um levantamento preliminar, feito pela Emater-MG, em setembro e se os números dos outros estados brasileiros se mantiverem como os de 2015, Minas Gerais ocupará o 4º lugar na produção de peixes, no país, em 2016”, prevê a assessora técnica de Piscicultura e Meio Ambiente da empresa pública mineira, Vanessa Gaudereto. 

Segundo a técnica, o levantamento extraoficial apurou que o Estado mineiro produz cerca de 41 mil toneladas de peixe por ano, sendo que, 40 mil só de tilápia. A criação de peixes é desenvolvida por mais de 3.435 agricultores familiares e outros 1.218 não familiares, totalizando 4.653 produtores no Estado, em mais de 200 municípios.

Para a assessora técnica da Emater-MG, o crescimento da piscicultura, principalmente a criação de tilápia, está relacionada à abundância de recursos hídricos do Estado, o que potencializa a atividade. Gaudereto aponta ainda, as qualidades características do peixe. “Por ter uma carne branca, textura firme, sabor suave e alto valor protéico, a tilápia faz bem à saúde. Além disso, ela possui forte adaptação e tolerância às variações climáticas, assim como resistência às doenças e parasitas, e alto desempenho produtivo. Também não apresenta espinha em y o que facilita o processamento e as várias possibilidades de preparo, tendo uma excelente aceitação no mercado consumidor”, argumenta.


Alevinos de Tilápia. Foto: Moraes Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário