segunda-feira, 4 de abril de 2016

Publicação da FAO detalha políticas brasileiras de combate à pobreza no campo

Iniciativas de fomento à agricultura familiar, programas sociais de combate à fome e ações de empoderamento das mulheres no campo foram algumas das políticas citadas pela publicação.

Livro mostrou as medidas adotadas pelo Brasil em relação às mudanças climáticas. Foto: ONU.

As principais políticas adotadas pelo Brasil nos últimos anos e que contribuíram para tirar o país do Mapa da Fome das Nações Unidas estão reunidas na nova publicação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO): “Superação da Fome e da Pobreza Rural: iniciativas brasileiras”.

As experiências de sucesso para o fortalecimento da agricultura familiar são alguns dos destaques da publicação. Entre elas, está a implantação de um registro nacional que conseguiu identificar onde vivem e o que produzem os agricultores familiares brasileiros.

Esses dados permitiram a criação de políticas públicas específicas para atender as principais demandas das famílias, como a criação de linhas de crédito que possibilitaram o incremento da produção agrícola familiar e a melhoria da renda.

Outro aspecto abordado foi a necessidade de empoderamento das mulheres rurais, sendo que uma das ações nesse sentido tem garantido o registro civil de mulheres e de suas propriedades. Houve ainda a criação de organismos governamentais específicos para tratar do tema. Atualmente, são elas, na maior parte dos casos, que administram os recursos recebidos em programas sociais.

Mudanças climáticas


Além desses temas, o livro mostrou as medidas adotadas pelo Brasil em relação às mudanças climáticas, a recuperação ambiental e o fomento da pesca e da aquicultura artesanal.

“As experiências apresentadas na publicação estão interligadas às demandas internacionais propostas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, sem dúvida, são iniciativas que estão a serviço da Cooperação Sul-Sul”, disse o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante lançamento da publicação na sessão plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília, na quinta-feira (31/03).

A versão em espanhol do livro, com o título “Superación del hambre y de la pobreza rural: iniciativas brasileñas”, foi lançada na 34ª Conferência Regional da FAO realizada no início de março na Cidade do México.

Durante a IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), ocorrida no início deste ano no Equador, os presidentes da região e outras autoridades receberam um folheto explicativo da publicação.

Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil, além de compartilhar as experiências, estava aberto a contribuições de outros países.

“Em 2014, o programa Bolsa Família foi reconhecido pela ONU como fundamental para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome”, disse Vieira. “Reduzimos em 82% o número de pessoas subalimentadas entre 2002 e 2014”, completou, acrescentando que o país tem a intenção de compartilhar suas experiências de êxito nesse assunto e aprender com as boas práticas dos países da região.



SUPERACIÓN DEL HAMBRE Y DE LA POBREZA RURAL INICIATIVAS BRASILEÑAS.


Referência: SUPERACIÓN DEL HAMBRE Y DE LA POBREZA RURAL INICIATIVAS BRASILEÑAS. Publicado por la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO). Brasília, Brasil. 2016. 272 p. 

ISBN: 978-92-5-309056-3.

Download da versão em espanhol: AQUI.


SUPERAÇÃO DA FOME E DA PROBREZA RURAL INICIATIVAS BRASILEIRAS


Referência: SUPERAÇÃO DA FOME E DA PROBREZA RURAL INICIATIVAS BRASILEIRAS. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) BRASÍLIA, Brasil. 2016.  270 p.

ISBN: 978-92-5-009056-6.

Download da versão em português: AQUI. 

Para download de outros títulos, acesse nossa página >>> AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário