quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pesquisadores da UFRPE desenvolvem pesquisa na área de genética em Centro Integrado da Codevasf


O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, localizado no município de Petrolina, produziu em 2015, cerca de 3,5 milhões de alevinos, no semiárido pernambucano. A produção foi destinada à recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, na inclusão produtiva de pequenos produtores e na realização de estudos e pesquisas.

Nesta semana, professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizam estudos nas instalações do Centro Integrado voltados para a manipulação cromossômica de fêmeas de curimatã-pacu. A ideia é construir populações exclusivas de fêmeas desse peixe nativo do São Francisco.

Codevasf “Nosso objetivo é produzir populações de peixes de apenas um sexo, porque algumas espécies apresentam uma diferença no crescimento por gênero. Em geral, fêmeas normalmente crescem mais do que os machos. Então produzir populações que sejam exclusivamente femininas proporciona um ganho na produção”, explica Raquel Coimbra, diretora substituta do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE .

A pesquisa foi iniciada em março de 2015. De acordo com a professora, o apoio da Codevasf tem sido fundamental para realização de diversos estudos e pesquisas desenvolvidos pela universidade na área de piscicultura. “Nós estamos utilizando a infraestrutura do centro integrado e também um pouco da expertise da Codevasf na área de reprodução”, finaliza.

Além de auxiliarem na realização de pesquisas desenvolvidas nas instalações do Centro de Bebedouro, os alevinos também são fornecidos para pesquisadores e estudantes para contribuírem com pesquisas de doutorado e mestrado e trabalhos de conclusão de cursos desenvolvidos em universidades da região. O Centro Integrado de Bebedouro é um dos sete que a Codevasf possui em toda a bacia do São Francisco, que exercem destacado papel no desenvolvimento da aquicultura na área de atuação da Companhia.

Ouça a matéria da Rádio Codevasf: soundcloud.com.

Saiba mais sobre a pesquisa da UFRPE: soundcloud.com.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

* Informações e Imagens: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário