sábado, 9 de janeiro de 2016

Angola: Sector da aquicultura tem grande potencial no fornecimento de alimentos

Luanda - A ministra das Pescas Victória de Barros Neto, disse hoje, em Luanda, que a aquicultura é um dos subsetores prioritários no domínio do setor das pescas, pois poderá desempenhar um papel preponderante na diversificação da economia do país. 


Segundo a ministra, que falava no seminário sobre “Aquicultura em Angola - oportunidade de Negócios”, a aquicultura desempenha um papel fundamental no fomento do emprego juvenil e da mulher rural, bem como da investigação científica e tecnológica, através do desenvolvimento de planos de formação e treinamento direcionados.

Disse que a aquicultura praticada atualmente em Angola está voltada principalmente na piscicultura em águas continentais, sendo o cacusso (tílapia) a espécie mais cultivada e existe um potencial enorme para o cultivo de outras espécies e para o desenvolvimento da maricultura de alto valor comercial como os crustáceos, bivalves e peixes de elevada qualidade.

Salientou que essa atividade oferece um enorme potencial para responder à procura de alimentos, associada ao crescimento da população global e, é o ramo de produção de alimentos de mais rápido crescimento a nível mundial.

Disse que o setor da aquicultura é provavelmente o setor de produção de alimentos de mais rápido crescimento no mundo, representando quase 50 porcento do pescado.

Sublinhou que a origem do aumento está no rápido crescimento desta atividade, com especial relevância para os pequenos produtores.

De acordo com a governante, as metas estipuladas no Plano Nacional de Desenvolvimento PND 2013-2017 apontam para uma produção anual de 60 mil toneladas até ao fim do período, “mas ainda há um caminho a percorre para que estas metas sejam atingidas.

Frisou que o setor privado deve aproveitar a oportunidade de negócios que o país oferece, fundamentalmente na área das pescas, para o desenvolvimento da aquicultura, tendo em conta as condições climáticas e ambientais.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário