Pós-Graduação



Essa página é destinada aos estudantes e profissionais que pretendem seguir a carreira acadêmica, para isso é importante ingresso em um Programa de Pós-Graduação. 

Para auxilia você em qual Programa ingressa, segui abaixo uma lista dos programas de pós-graduação com suas respectivas Instituições e sites para informações, chamo atenção para a seguinte situação, os programa de pós-graduações listadas são os que apresentam em suas linhas de pesquisa algo que envolva organismos aquáticos, pesca, aquicultura, biodiversidade, ecologia, ciências agrárias.

Observação importante - Só faça uma pós-graduação se você realmente deseja continua sua formação acadêmica e queira ser um professor de IFES, IFs e Instituições Privadas e/ou pesquisador em órgãos governamentais e não-governamentais.  

Caso você pense em fazer porque não tem perspectiva de trabalho ou por pressão de professores (orientador) e familiares, Não faça! Um curso de pós-graduação seja ele em qual modalidade for, precisa de tempo e muita dedicação, não se engane pela "facilidade" que o estudante de pós possui em organiza as disciplinas de acordo com sua disponibilidade, apesar dessa facilidade, o compromisso e responsabilidade é bem maior, além do tempo para dedica-se a leituras de artigos, dissertações e teses, precisa também de atenção para a elaboração da dissertação.

Outra observação De acordo com o Ministério da Educação, existem duas formas de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Para mais informações acesse o site http://posgraduando.com/faq que é muito bom para sanar dúvidas que surgem quando o assunto é pós-graduação, leia os tópicos atentamente e faça sua escolha com mais confiança e responsabilidade.

Lista de Programas de Pós-Graduação 




Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM).

Instituição (ões): Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA - Santarém, PA.


Site oficial: www.ufopa.edu.br.






Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Ecologia Aquática e Pesca - (PPGEAP)

Instituição (ões): Universidade Federal do Pará - UFPA - Belém, PA.

Site oficial: www.ufpa.br/ppgeap.




Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais - (PPGAqRAT)

Instituição (ões): Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - Belém, PA.

Site oficial: www.ppgaqrat.ufra.edu.br.





Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Ecologia - (PPGECO)

Instituição (ões): Universidade Federal do Pará - UFPA e EMBRAPA Amazônia Oriental - Belém, PA.

Site oficial: www.ppgeco.webnode.com.




Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência Animal - (PPGCAN)

Instituição (ões): Universidade Federal do Pará - UFPA e EMBRAPA Amazônia Oriental - Belém, PA.




Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Aquicultura - (PPGAQUI)

Instituição (ões): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA - Manaus, AM.





Nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Aquicultura da UNESP - (PGAQUI)

Instituição (ões): Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Jaboticabal (CAUNESP) - Jaboticabal, SP.

Site oficial: www.caunesp.unesp.br