quarta-feira, 18 de abril de 2018

CNA lança publicações sobre biosseguridade e doenças na aquicultura


Brasília (DF) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou duas publicações de interesse para os aquicultores brasileiros, na ultima terça-feira (17), durante a reunião da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, na sede da entidade.

O “Manual Técnico – Biosseguridade e resposta a emergência sanitária para a produção de animais de aquicultura” tem como objetivo orientar o produtor no processo de desenvolvimento das boas práticas de manejo nas propriedades aquícolas, principalmente para evitar a ocorrência de doenças nos plantéis.

Serão abordados temas como descontaminação e destinação de material de risco em aquiculturas, emergência sanitária, repovoamento e medidas de biosseguridade para evitar reintrodução de patógenos e fundos indenizatórios.

Já a publicação “Doenças de Animais Aquáticos de Importância do Brasil – Manual de Identificação no Campo” vai auxiliar os produtores envolvidos em maricultura, ostreicultura, piscicultura, carcinicultura e outros a reconhecer doenças de importância para a aquicultura nacional.

Nela, poderão ser encontradas informações sobre como notificar a ocorrência ou a suspeita de doenças e esclarecimentos sobre infecções específicas de moluscos, de crustáceos, de peixes e de anfíbios.

Segundo o assessor técnico da CNA, Victor Ayres, a aquicultura é a atividade agropecuária que mais cresce no Brasil – aproximadamente 12% ao ano – e desempenha papel significativo no fornecimento mundial de alimentos. Entretanto, um dos principais desafios para o aumento da produção de pescado é o controle de doenças nos cultivos.

“A nossa intenção é fazer com que o produtor consiga diagnosticar os problemas, estruturar a sua propriedade e ter o controle contínuo de boas práticas. Dessa forma vamos aumentar a produtividade, reduzir prejuízos econômicos e, com certeza, abrir novos mercados para os nossos produtos”, destacou Victor Ayres.

As versões digitais das duas publicações poderão ser acessadas gratuitamente no site da CNA (www.cnabrasil.org.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário