terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Máquina limpa três quilos de lambari por minuto

É muito bom acompanhar esses tipos de novidades ocorrendo no Brasil, mostrando o quanto nosso País é rico em recursos humanos e que apresentam grande potencial inovador. 

O pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia (Apta) Fábio Sussel que dispensa apresentações, foi quem desenvolveu a máquina para a limpeza de lambari.

Para quem conhece o pequeno peixe, sabe o quão deve ser difícil limpar cada peixe para render um bom petisco, como o Fábio Sussel denota, uma pessoa limpa no máximo 20 quilos de lambari por dia e a máquina entorno de 250 quilos ao dia.

Leia mais sobre essa máquina na reportagem que saiu no G1/São Carlos e Araraquara.


Pesquisador cria máquina para limpar lambaris e facilitar comércio de peixes


Segundo pesquisador de Pirassununga, SP, máquina limpa 250 kg por dia.
Com isso, preço de porções vendidas em restaurantes da cidade pode cair.

O pesquisador Fábio Sussel da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Pirassununga (SP) desenvolveu um equipamento para limpar lambaris e facilitar o comércio de peixes. A máquina já está disponível no mercado e, segundo pescadores, a expectativa é de que a inciativa diminua o preço para consumo dos produtos.

Em Cachoeira de Emas, um dos pratos mais pedidos é a famosa porção de lambari. Por mês, são vendidos cerca de 3 mil lambaris, somando cerca de 150 pratos. “Lambari tem muita saída. Os clientes gostam muito e é uma tradição, desde 48 que eles têm a tradição de vender lambari aqui”, contou Tiago Garsson, gerente de um restaurante local.

Mas, para que eles sejam comercializados, o processo é mais demorado do que se imagina.

“Primeiro, você tira a escama do lambari, depois tira a barrigada e as vísceras para fazer a limpeza correta com guelras e todas as coisas. Se for para limpar uma quantidade em grande escala de lambaris, não compensa”, explicou o lambaricultor José Ganel Neto.

Por isso, eles afirmam que uma máquina capaz de fazer isso geraria economia e facilitaria a vida de muitos restaurantes.

“Seria muito viável para nós porque ia reduzir os valores que a gente paga atualmente, então poderíamos repassar para os clientes esse valor, já que iríamos pagar menos”, disse Garsson.

Equipamento

Com a máquina desenvolvida pelo pesquisador Fábio Sussel, os lambaris têm as escamas retiradas em cerca de seis minutos. Depois, são levados para outra parte do equipamento, responsável por cortar a barriga e retirar as vísceras.

“Sempre existiu uma demanda de lambaris para petiscos, para ser consumido na forma de petiscos, porém faltava um equipamento para processar esse lambari cultivado", explicou Sussel.

"Uma pessoa consegue limpar, no máximo, 20 quilos de lambari por dia, e hoje nós temos o equipamento que consegue processar 250 quilos”, comparou.

A máquina acaba de chegar ao mercado com um custo de R$ 38 mil e é necessário um curso para manejá-la. “Com a entrada dessa máquina de eviscerar o lambari no mercado, a produção vem a crescer mais ainda e mais pessoas poderão ter uma melhoria de renda em suas propriedades”, afirmou o pesquisador.

Aceitação

O equipamento foi bem aceito entre lambaricultores. “Nós estamos produzindo 2 milhões de lambaris/ano lá em Londrina, e devemos dobrar a produção porque a capacidade é muito grande e queremos desenvolver metade da produção para petiscos gourmet”, disse o empresário André Giudiciss.

“A limpeza do lambari era um processo muito caro, que demandava muita mão de obra e ainda [era] lento, se fosse ser manual. A previsão é de que o mundo aumente bastante”, afirmou a lambaricultora Amanda Nardi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário