terça-feira, 8 de novembro de 2016

Criação de chef paraense representará o Pará

"Pirarucu Pai d’Égua" receita selecionada para representar o Pará na Mostra Gastronômica do Pirarucu. Foto: Diário Online
Pará (PA) - Pirarucu ao leite de castanha do Pará, acompanhado de farofa molhada e molho pesto de jambu. Esse é o “Pirarucu Pai d’Égua”, receita selecionada para representar o Pará na Mostra Gastronômica do Pirarucu, evento coordenado pelo Sebrae com apoio da Embrapa, que faz parte da programação do Seminário Nacional do Pirarucu da Amazônia, nos próximos dias 9 e 10, em Brasília. 

A saborosa combinação do peixe amazônico com os ingredientes paraenses é criação da chef Prazeres Quaresma, que comanda o restaurante Saldosa Maloca (assim mesmo,com “l”). Ela faz parte de um time de sete chefs dos estados amazônicos que irão participar da mostra, que tem o pirarucu como estrela principal.

A Mostra Gastronômica do Pirarucu irá apresentar sete formas diferentes de trabalhar o peixe, mostrando técnicas de cozimento, preparação e apresentação do prato. Os chefs selecionados tiveram total liberdade para a criação dos pratos, sempre priorizando o uso do pirarucu, como releitura de um prato tradicional de cada estado ou como prato clássico de seus restaurantes.

Com o evento, a intenção é valorizar o potencial gastronômico do pirarucu criado em cativeiro, que vem ganhando mercado após o manejo sustentável e dá ao consumidor a garantia de não resultar de pesca predatória que levou ao perigo de extinção da espécie. “O pirarucu é um peixe maravilhoso para se trabalhar, quando chega às mãos do cozinheiro em bom estado. Fico muito feliz em participar de um evento que valoriza isso”, destaca Prazeres. 

Prazeres elaborou o prato especialmente para o evento de Brasília, a convite da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, entidade parceira do Sebrae. O “Pirarucu Pai d’Égua” foi escolhido entre três receitas apresentadas por chefs paraenses. “A receita dela foi destaque por ter privilegiado ingredientes tipicamente regionais, um dos requisitos para participar do evento. Temos certeza de que será um prato de bastante destaque na Mostra Gastronômica e que representará muito bem o estado”, explica Rosane Oliveira, presidente da Abrasel no Pará.

O Seminário e a Mostra Gastronômica já foram realizados em três estados da região Norte, como uma das ações de um projeto coordenado pelo Sebrae e a Embrapa que, desde 2007, tem impulsionado cerca de dois mil piscicultores da região amazônica. “Ajudando a estruturar e consolidar a cadeia produtiva do peixe, permitimos aos produtores terem um negócio rentável e colaboramos com a preservação dessa espécie, para que nós e as futuras gerações possamos sempre apreciar o sabor único do pirarucu”, ressalta Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário