sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Aquaponia sustentável ganha espaço na Flórida


Estado Unidos (EUA) - A Região de Tampa Bay, na costa do Golfo na Flórida é considerada o recanto dos melhores peixes do mundo. Não é nenhuma surpresa que cerca de 90% dos peixes tropicais vendidos nos EUA são originários desta zona. Mas o que muitos não sabem é que alguns dos peixes mais frescos da Flórida são realmente produzidos em terra.

"A onda atual é aquaponia porque muita gente quer produzir seu próprio alimento'', comentou  Portia Sapp, chefe do departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor - Divisão de Aquicultura da Florida. "As pessoas querem ter o cultivo de hortaliças e ervas em seus quintais, e também ver o alimento crescendo junto com os peixes", disse Sapp.

Então, como é que funciona? A configuração se parece mais com um projeto de ciências de uma fazenda de peixes, mas os resultados valem a pena. Na maioria dos casos, são utilizados tanques e os  vegetais flutuam na água. O abastecimento de água flui para frente e para trás entre as bandejas onde estão acomodadas as hortaliças.
                                                                                                                       
Chave para o sucesso da sustentabilidade

Águas ricas em nutrientes fluem para fora dos tanques de peixes e para onde as plantas estão crescendo. As plantas realmente prosperaram sobre os nutrientes em resíduos de peixe. Então, a água, que é limpa durante esse processo, é devolvido para os tanques. Este processo de recirculação reduz seriamente o uso da água. Ressaltando que esse sistema não utiliza fertilizantes.

"É uma maneira mais ecológica de criação de peixes e de alimentos", disse PhD. Richard Tyson - Diretor de extensão do Instituto de Alimentos e Ciências Agrárias da Flórida. O programa educacional tem como objetivo tomar o conhecimento da universidade e espalhá-lo em comunidades da Florida.

De acordo com Tyson, todo tipo de alface, tomate, ervas e pepinos podem ser cultivadas lado a lado com um tanque de peixes. "O problema é que, como resíduos de peixe estão envolvidos, tem sido difícil obter uma nota de aprovação para vegetais aquaponico dos auditores de segurança alimentar", diz Tyson.

Mas antes de apressar-se afastando a ideia de comer vegetais cultivados com a ajuda de resíduos de peixe, Tyson e outros especialistas reafirmam que é perfeitamente seguro. De fato, nos quase 15 anos desde que Tyson trabalha com aquaponia, nunca viu uma associação entre este método de criação de peixes e doenças transmitidas por alimentos.



Solução para proteger o meio ambiente

"Aquaponia é uma ótima solução, tanto para evitar a sobrepesca em  nossos oceanos, como para produzir alimentos saudáveis", diz Gina Cavaliero, Diretora da Green Acre aquaponia em Brooksville.

De acordo com Cavaliero, a aquaponia também alivia as preocupações sobre comer frutos do mar do Golfo do México atingidos por diversos derramamentos de petróleo.

Green Acre aquaponia atualmente cultiva tilápia e peixes koi usando um sistema aquaponico. Em breve estaremos adicionando bagre à sua operação, que é um peixe de alimento emergente na região de Tampa Bay. "Nós temos uma demanda de pelo menos 80 a 100 quilos de bagre por semana ", diz Cavaliero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário