terça-feira, 13 de setembro de 2016

Manual aborda conservação dos quelônios da Amazônia

Texto é resultado do trabalho conjunto do ICMBio, Ibama e instituições de pesquisa. São nove capítulos que tratam dos mais diferentes aspectos da preservação desses animais



Brasília (DF) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama acabam de publicar o manual técnico Manejo Conservacionista e Monitoramento Populacional de Quelônios Amazônicos. O documento trata dos aspectos metodológicos para conservação e monitoramento desses animais e traz informações sobre educação ambiental e participação das comunidades locais no processo.

Resultado do trabalho conjunto do ICMBio, Ibama e importantes instituições de pesquisa e conservação, a obra atualiza métodos e orientações técnicas empregados na conservação dos quelônios amazônicos, tornando-se referência para servidores, pesquisadores e estudantes, entre outros potenciais interessados.

Quelônios são os chamados animais com casco. Na Amazônia, são encontradas 17 espécies, entre elas, tartarugas, cágados, iaçás, tracajás e jabutis.

Os nove capítulos do manual mostram o nível em que se encontra o conhecimento relativo à conservação dos quelônios amazônicos no Brasil, a história natural e a biologia dessas espécies, questões relacionadas ao envolvimento comunitário e as ações do planejamento ao preparo das áreas de reprodução, passando pelo monitoramento nos locais de desova até o manejo dos filhotes.

Plano de ação

O trabalho reforça as ações do ICMBio e Ibama dentro do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Quelônios Amazônicos. "A obra objetiva padronizar e nivelar entre os diferentes atores sociais, sejam entidades públicas e organizações não governamentais, as metodologias de manejo e monitoramento populacional de quelônios amazônicos, o que favorecerá análises comparativas das múltiplas variáveis decorrentes dos diversos projetos de pesquisas e monitoramentos afins", disse a coordenadora do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Répteis e Anfíbios (RAN) do ICMBio, Vera Lúcia Ferreira Luz.

De acordo com a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama, Ana Alice Biedzicki de Marques, a produção desse material técnico é muito importante porque aborda aspectos socioambientais de monitoramento e conservação a partir do envolvimento das comunidades ribeirinhas nas regiões de ocorrência das espécies alvo de conservação.

O organizador e editor do livro, Rafael Antônio Machado Balestra, analista ambiental do ICMBio, disse que a recuperação e manutenção dos índices populacionais de quelônios amazônicos desejáveis estão condicionadas à continuidade, ao aprimoramento e à ampliação dos trabalhos de proteção, manejo e pesquisa com esses animais. "Essas atividades requerem rigoroso planejamento e revisões periódicas dos procedimentos técnico-metodológicos, validadas e adotados pelas diversas instituições interessadas”, afirmou ele, ao ressaltar a importância do manual.

Serviço:

O manual está disponível em formato digital para download gratuito aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário