quarta-feira, 27 de julho de 2016

Emater implanta projeto para desenvolver a criação de pirarucu no Pará

A iniciativa começou em duas propriedades, com o apoio da Prefeitura de Quatipuru, responsável pela escavação dos tanques.


Pará (PA) - Um projeto de viabilidade socioeconômica da criação de pirarucu em cativeiro por agricultores familiares está sendo implantado, em caráter experimental, no município de Quatipuru, nordeste paraense. A iniciativa, pioneira no município, é do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

De acordo com informações da Agência Pará, o projeto-piloto foi instalado em abril do ano passado em duas propriedades, com o apoio da Prefeitura de Quatipuru, responsável pela escavação dos tanques. Os próprios piscicultores compraram os alevinos e a ração industrializada – insumos adquiridos nos municípios de Santa Maria do Pará e Castanhal, na mesma região.

O piscicultor Antônio Ivaldo de Araújo, morador da Comunidade Taperinha, mantém três tanques com 250 pirarucus. No tanque do produtor Jerônimo Santos são criados 70 peixes. De acordo com o técnico em Agropecuária Aquilino Vasconcelos, chefe do escritório da Emater em Quatipuru, a expectativa é comercializar os peixes em um ano, quando atingirem cerca de 14 quilos. “Mas queremos vender beneficiados, ‘fazer a manta’, salgar, prensar, o que agrega muito valor ao pirarucu. Ainda estamos buscando capacitação nesse sentido para os produtores”, informa.

Aquilino Vasconcelos diz ainda que o cultivo de pirarucu em cativeiro, embora apresente alto custo, sobretudo por conta da ração, gera lucro considerável. “O projeto-piloto vem como um estudo de sustentabilidade: na venda, a contabilidade nos dirá se compensa o agricultor familiar de Quatipuru investir”, diz. O projeto-piloto também será acompanhado por instituições financeiras, que poderão incluí-lo em linhas de crédito e financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário