segunda-feira, 13 de junho de 2016

Piscicultura em alta é oportunidade para pequenas empresas

Olá profissionais, a notícia é de agosto de 2015, no entanto seu contexto ainda é bastante atual, pois o cultivo de peixes em cativeiro ainda continua a crescer, sendo uma tendencia mundial e também nacional. Aqui no blog diariamente divulgo notícias de estados brasileiros realizando investimentos no setor aquícola para atender a demanda crescente por pescados.

Produção de Pirarucu. Foto: http://www.panoramadaaquicultura.com.br/.
A criação comercial de peixes para alimentação é um tipo de negócio bem menos comum na pauta relacionada a pequenas empresas. Mas é uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo, impulsionada por grandes empresas que apostam no segmento. Há oportunidades colocadas diante do cenário de piscicultura em alta, com mais demanda e espaço para empreendimentos de tamanhos variados. Peixes de criação permitem a oferta de proteína animal na alimentação evitando riscos ambientais e proporcionando mais controle sobre o processo do que a pesca — seja ela artesanal, seja ela em escala industrial.

Um estudo da FAO, agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, comentado pela agência de notícias Bloomberg constata um fato inédito, alcançado em 2014. O consumo de peixes de criação superou o de pescados pela primeira vez. E a demanda só cresce.

Piscicultura em alta

Há duas tendências de comportamento do consumidor que favorecem esse movimento. De um lado, há a busca por alimentação saudável, o que significa variar a fonte de proteína da alimentação, incorporando mais peixe. O consumo dessa carne cresce mais rapidamente do que a bovina, suína e avícola. De outro, preocupações ambientais, relacionadas à pesca predatória, sem zelo pelos períodos de reprodução e crescimento da fauna marinha ou pluvial.

Tudo isso combinado a um relativo aumento no poder aquisitivo médio em países em desenvolvimento. Ainda segundo estudos da FAO em 2030 haverá escassez de pescado em todo o mundo. Essa demanda pode ser atendida pela piscicultura.

Empresas multinacionais, como Cargill e Mitsubishi, buscaram aquisições e fusões recentes com empresas do setor de piscicultura. Apesar disso, há espaço para pequenos e médios produtores têm espaço para uma demanda que irá crescer, globalmente, a mais de 5% ao ano até 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário