domingo, 10 de abril de 2016

Fenabel movimentará o comércio rural em Belém


A I Feira de Negócios Agropecuários de Belém começa nesta segunda-feira, 11, com a proposta de dar maior dinamismo ao comércio da produção rural paraense, promover negócios e o conhecimento de novas tecnologias. A solenidade de abertura da Fenabel será às 20 horas no Parque de Exposições do Entroncamento, onde será feita a entrega simbólica do Agronegócio ao prefeito de Belém.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) será responsável pela seleção e transporte dos produtores até a capital. A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) também são parceiras da Associação Rural dos Produtores do Pará (ARPP) na realização da Fenabel.
A programação técnica da feira vai aproximar o produtor dos maiores especialistas do setor no país. As palestras serão abertas ao público interessado em conhecer melhor os principais temas da agropecuária, como o melhoramento genético e confinamento de animais, manejo de pragas e pastagens, agricultura de precisão, a influência do aquecimento global e os impactos do fenômeno El Niño no clima amazônico.
Alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade da Amazônia (Unama) estarão nas atividades acadêmicas com aulas práticas de culinária, zootecnia, agronomia e veterinária. Os estudantes vão acompanhar os técnicos da Adepará nas inspeções dos animais em exposição na feira. Serão em torno de 100 cavalos, vacas, cabras, carneiros, búfalos e até cães e gatos que estarão expostos para adoção no domingo.
Até o dia 17, o movimento na feira começará a partir das 6 horas da manhã com a venda, em 30 estandes, dos mais variados produtos do campo, incluindo máquinas, tratores e equipamentos agrícolas. No sábado e domingo haverá o feirão de alimentos frescos, como frutas, verduras, carnes, ovos, leite e queijo do Marajó. O consumidor poderá fazer a feira da semana comprando direto do produtor a preço mais barato.
Na área de lazer haverá passeio de cavalo para o público, com orientação de peões das fazendas participantes. Restaurantes vão oferecer pratos da culinária do campo. Na sexta-feira e no sábado serão realizados os leilões de cavalos Manga Larga Marchador e de animais leiteiros. É esperado um público de mil pessoas por dia e a expectativa é movimentar R$ 5 milhões em negócios durante os sete dias da Fenabel.
Leni Sampaio - Sedap.
    
Fonte: www.sedap.pa.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário