sábado, 19 de março de 2016

Piscicultura apresenta maior taxa de crescimento ao ano da cadeia

Apesar de estar situado entre os 15 maiores produtores de peixe do mundo, o Brasil se encontra em desvantagem no comparativo a produção de outras proteínas, como bovina, suína e de ave. No entanto, o presidente Executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR, São Paulo/SP), Eduardo Amorim, destaca que a atividade vem crescendo com maior vigor frente as outras. “Enquanto as outras proteínas crescem em uma média de 2%, a de peixe já alcança altas de 12 a 17% ao ano. Estamos recuperando o tempo perdido”, comenta o presidente.

Eduardo Amorim destaca que apesar de estar 
atrasada em relação às outras atividades, piscicultura 
é aposta de crescimento no mercado (Foto: f&f). 
Entre as principais dificuldades da atividade, Amorim destaca a necessidade de maior profissionalização e organização. “A piscicultura está avançando, mas ainda tem muito para melhorar”, diz. Um dos trabalhos realizados pela associação para favorecer este cenário é a parceria junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Brasília/DF) na negociação dos prazos de financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes, Brasília/DF). “Estamos trabalhando em conjunto com o governo no sentido de fazer ações mais realistas”, explica.

Outro obstáculo no caminho da piscicultura é a dificuldade em conseguir licenças ambientais. Eduardo Amorim destaca a dimensão desse problema: apenas dez licenças ambientais foram concedidas em São Paulo, Estado com mais de 2500 piscicultores. “Uma das vantagens em se ter o licenciamento é conseguir financiamentos, então estamos trabalhando para que os prazos sejam revistos”, pontua.

A Peixe BR engloba as maiores empresas do negócio e entidades de âmbito nacional, com parceiros em todos os Estados importantes para a atividade. São nestes locais que se encontram mais de 80% do negócio de peixes cultivados no País. Paralelamente, a associação trabalha para ampliar ainda mais sua representatividade em todo território nacional.

A demonstração dos dados da entidade foi realizada durante o IX Road Show, circuito realizado pela Texto Comunicação Corporativa (São Paulo/SP) que percorrerá, até 18 de março, instituições e empresas do agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário