quinta-feira, 31 de março de 2016

O Congresso de Aquicultura em Belém foi um sucesso


Olá empreendedores, estudantes e profissionais da Engenharia de Pesca, segue um breve resumo sobre os três dias (28 a 30 de março) dos eventos em que participei na UFRA (Belém, PA), o I CONGRESSO AMAZÔNICO DE AQUICULTURA – CONAMAQ e a I FEIRA AMAZÔNICA DE PRODUTOS PARA AQUICULTURA - EXPO AQUAM. Durante os três dias do evento, tivemos acesso a diversos temas dentro da pesca e aquicultura, onde os palestrantes trouxeram informações atualizadas e destacaram as problemáticas observadas na atividade aquícola. 

Digo aqui que o objetivo do evento foi alcançado, o congresso tinha como tema "Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura Amazônica" onde contaram com subtemas para apresentação e discussão. 

No primeiro dia do Congresso (28/03) teve inicio com a mesa de abertura, que contou com a presença de autoridades. Nesse primeiro dia o congresso foi voltado aos minicursos, ocorrendo simultaneamente quatro minicursos: 1) Cultivo em Tanques Circulares e Aquaponia; 2) Cultivo de Camarão Marinho em Água Doce / Produção de Alimentação Natural para Aquicultura com Ênfase em Branconetas; 3) Doenças Parasitárias de Peixes Cultivados e 4) Produção de Bacon de Pirarucu.

Optei por fazer o minicurso de "Cultivo em Tanques Circulares e Aquaponia" ministrado pelo profissional Eng. de Pesca Luciano Falcão da Vera Cruz, por ser um assunto que me interessa e que pretendo por em prática. 

Nesse minicurso, o Luciano Falcão demostrou enorme experiencia e domínio do assunto, contando suas experiencias no estado de Rondônia, falou dos principais fatores para sucesso no cultivo de peixes em tanques circulares, e trouxe também algumas alternativas de tanques de menor custo para torna a atividade mais viável. Deu bastante enfase no controle dos parâmetros da água, sobretudo no nitrogênio, demostrou aos produtores e investidores quais os materiais necessários para a infraestrutura da atividade, como tanque de decantação, filtro mecânico e biológico, tanques, estruturas hidráulicas, etc. Foi um ótimo minicurso, informações atualizadas e com historias de experiencias que deram certo e que podem sem dúvida orienta a todos que estavam participando desse minicurso. 

Minicurso de tanques circulares e aquaponia pelo profissional Eng. de Pesca Luciano Falcão.
Simultaneamente aos minicursos, na parte externa do prédio central da UFRA, ocorria a I Feira Amazônica de Produtos Para a Aquicultura, juntamente com um espaço destinados aos estudantes e pesquisadores apresentarem através de pôsteres suas pesquisas.

Outeiro Pescados. Foto: André Oliveira.

Outras foto da Feira. Foto: Camila Pereira.
No segundo dia (29/03), ocorreram em três auditórios simultaneamente palestras e mesas redondas com temáticas definidas para cada auditório: 1) Políticas Públicas para a Aquicultura; 2) Aquicultura Familiar e 3) Pesquisas para Aquicultura. 

Participei da primeira palestra sobre "A Piscicultura na Perspectiva da Agricultura Familiar na Amazônia" na temática de Aquicultura Familiar, o palestrante foi o Tecnólogo em Aquicultura Hugo Luiz Cordovil de Freitas, atualmente Professor do IFPA/Tucuruí. Em sua apresentação abordou o questionamento "qual o papel da piscicultura familiar?", sendo uma palestra bastante interessante, trazendo reflexões sobre a piscicultura familiar e as politicas publicas de incentivo a essa atividade, que muitas das vezes são articuladas sem a presença do agricultor familiar, onde essas politicas que vem de cima (governo) para baixo (comunidade) pode acarretar em problemas futuro, como foi o caso observado em Tucuruí, com a instalação da atividade de piscicultura em tanque-rede no lago da Usina Hidroelétrica de Tucuruí (UHE-Tucuruí), no qual não houve êxito, pois não era uma atividade de interesse para algumas das famílias envolvidas. É um assunto bastante delicado, no qual o Prof. Hugo Freitas abordou com bastante clareza. 

apresentação do Tecnólogo em Aquicultura Hugo Luiz Cordovil de Freitas (Prof. do IFPA/Tucuruí).
Após essa ótima apresentação, fui para a mesa redonda "O Panorama da Aquicultura nos Estados da Amazônia Legal" na temática de Políticas Públicas para a Aquicultura, só pelo tema dá para imagina o quanto foi rica a discussão, cada palestrante apresentou um pouco de sua região, com dados bastante atualizados de piscicultura em atividade, politicas publicas, produção, etc. a Primeira apresentação da mesa redonda ficou a cargo do Eng. de Pesca Victor Tiago Catuxo (EMATER/PA), sua apresentação foi extremamente interessante, ele falou sobre a situação da piscicultura no Sul do Pará, fez um histórico detalhado de como iniciou a atividade aquícola na região, e o quanto isso foi e ainda é difícil, mas que com muita persistência, a atividade está sendo desenvolvida na região, e que atualmente conta com uma associação de piscicultores. 

Eng. de Pesca Victor Tiago Catuxo, EMATER-PA.
Continuando a mesa redonda sobre o Panorama da Aquicultura nos estados da Amazônia, o Profissional Manoel Xavier Pedroza Filho da EMBRAPA-TO fez uma grande apresentação sobre as atividades e pesquisas desenvolvidas na região, sabemos que em Tocantins está o polo de Pesca e Aquicultura da Embrapa.

Manoel Xavier Pedroza Filho - EMBRAPA-TO.
O Fernando Bergmann da Superintendência de Desenvolvimento da Aquicultura do Estado do Maranhão ficou responsável por fala das ações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) voltadas para o desenvolvimento da atividade aquícola. 

Fernando Bergmann da Superintendência de Desenvolvimento da Aquicultura.
Pela parte da tarde, ocorreu várias palestras bem interessantes, destaco aqui duas que adorei ter participado, a do Prof. Pedro Noberto Oliveira que palestrou sobre a "Engenharia de Estruturas Aquáticas: Históricas e Possíveis Mudanças", ele literalmente deu uma aula de engenharia aquícola. Ressalto que sua participação no evento foi bastante relevante e que seu conhecimento é ouro para nós profissionais da Engenharia de Pesca. Ressalto minha felicidade em adquiri os livros do Pedro Noberto, são dois exemplares valiosos em informações e que usarei em minha trajetória acadêmica e profissional. 

Prof. Pedro Noberto Oliveira e Eng. de Pesca Victor Sousa (autor do blog).
Após essa aula do Prof Pedro Noberto, o Prof. Marcos Brabo (UFPA/Bragança) abordou o tema "Custo de Produção da Piscicultura no Estado do Pará", como era de ser espera, foi um verdadeiro show de informações. Aproveito para homenagear esse grande profissional, sendo um ótimo exemplo de Engenheiro de Pesca que termos em nosso estado, é um homem humilde e muito dedicado em seus trabalhos, principalmente em sala de aula, repassando ao seus alunos conhecimento de qualidade e informações atualizadas sobre o mercado profissional.

Prof. Marcos Brabo (UFPA/Bragança).
No ultimo dia do congresso (30/03), ocorreram simultaneamente em dois auditórios, palestras e mesas redondas, tendo como temática principal em cada local: 1) Sistemas de Cultivo - Tecnologias e 2) Licenciamento, sendo esse ultimo de grande interesse para mim. Nesse eixo a palestrante Palmira Gonçalves da SEMA-PA trouxe um tema muito importante e delicado "Legislação no Pará - Licenciamento de Atividades Aquícola no Pará". A palestra foi muito boa e esclarecedora, apresentando ao produtores e profissionais que estavam presentes como obter o licenciamento da propriedade e da atividade, e as modalidades de licenciamento existente. Destacou também as leis, decretos e a legislação pertinentes no Estado.

Palestra sobre licenciamento da atividade aquícola por Palmira Gonçalves da SEMA-PA.
Em seguida ocorreu a mesa redonda sobre "Criação de Espécies Exóticas", que para mim foi o ápice do evento, sendo esse um tema importante e extremamente delicado em nosso estado, pois tratando-se de espécie exótica vem logo a mente a tilápia.

A mesa iniciou com a palestra do profissional Jorge Nicolau Gonçalves falando da situação atual do litopenaeus vannamei no Brasil, apresentando o surgimento da atividade de carcinocultura no país e ao final enfatizou o sistema de bioflocos como alternativa sustentável para a atividade. Foi uma ótima palestra!

Jorge Nicolau Gonçalves.
Continuando a mesa redonda, a Palmira volta com o tema "Cultivo de Espécies Exóticas Sob a Ótica da Legislação Vigente no Pará", a palestra abordou questões importantes e acredito que tenha tirado várias duvidas sobre o cultivo de espécies de peixes não nativos. Complementando a palestra da Palmira, o profissional da EMATER-PA Henrique Sawaki abordou o tema "Cultivo de Tilápias no Pará - Uma Realidade", fez uma breve contextualização histórica da aquicultura no Brasil e no Pará, destacando o surgimento da tilápia. Também trouxe várias reflexões aos participantes. E por fim, o Antônio Melo do IBAMA fala sobre a Portaria n° 145/98, de 29 de outubro de 1998.

Henrique Sawaki - EMATER-PA.

Antônio Melo do IBAMA.
Após as apresentações, houve várias perguntas e questionamentos, todas referentes ao cultivo de tilápia no Pará. Na foto abaixo o profissional Kenji Oiakawa (EMATER-PA) fez várias reflexões a cerca do cultivo da espécie. 

Kenji Oiakawa (EMATER-PA).

Profa. Rosália Furtado - UFRA.

Pela tarde o Prof. Geilson Tenório do IFPA/Belém abordou o tema "Conversão de Manguesais em Áreas de Cultivo de Camarão na Amazônia Brasileira: Análise da Produtividade de Viveiros".

Prof. Geilson Tenório do IFPA/Belém.
Ressalto que essas foram as apresentações que participei, o Congresso foi repleto palestras e mesas redondas acontecendo simultaneamente, o evento no geral foi bastante interessante, revigorante para quem é Engenheiro de Pesca e profissional das áreas correlatas, foram três dias de muita informação e discussão. 

Aproveito o espaço para parabenizar a Profa. Rosália Furtado e toda sua equipe pela organização dos eventos, e destaco aqui também minha tristeza pelas Faculdades de Engenharia de Pesca de Belém representada pela (UFRA) e de Bragança representada pela (UFPA), por não liberaram os estudantes de suas aulas para participarem de três dias de evento, acho isso um absurdo, ainda mais devido a carência de eventos voltados a nossa área aqui no Estado, e parabenizo a força de vontade que os alunos de Engenharia de Pesca de Tucuruí demostraram ao vim até Belém para participar do Congresso.

Finalização do Congresso. Foto: Jossandra Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário