terça-feira, 22 de março de 2016

Desafios da agricultura familiar nas próximas décadas é tema de novo livro do IPAM



Brasília (DF) - O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lança o livro "Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono". Formado por 11 artigos escritos por especialistas que participaram de seminário realizado pelo instituto em 2013, a publicação traça os principais desafios que a produção familiar enfrenta atualmente no Brasil.
Em 2006, de acordo com o último Censo Agropecuário, os produtores familiares respondiam por 71,3% dos 475.775 estabelecimentos rurais na região Norte do Brasil, ocupando 24,3% da área total.
Estudo conduzido por Eduardo Assad, da Embrapa, que inicia o livro, indica redução de área plantada das principais culturas brasileiras até 2055. E, quanto menos acesso à tecnologia, que tradicionalmente é baixa entre agricultores familiares, mais impacto o produtor sentirá.
“Precisamos criar estratégias de adaptação que conciliem aumento da produção e redução de emissões de gases de efeito estufa tanto para grande como para a pequena agricultura”, afirma Andrea Azevedo, diretora de políticas públicas do IPAM e uma das organizadoras do livro.
De subsídios para estimular a redução de emissões de carbono na agricultura familiar a medidas de adaptação às mudanças do clima, os temas versam sobre o desenvolvimento deste grupo de forma sustentável. “Esse grupo tem uma importante participação na produção de alimentos e na geração de emprego no campo, mas ao mesmo tempo é a que conta com menos recursos para investir e se adequar às mudanças”, explica Azevedo. “Uma das estratégias de adaptação da agricultura familiar é a diversidade na produção. Essa diversidade deve ser estimulada e fomentada e as políticas públicas, sobretudo a extensão, tem um papel importante nesse caminho.”
Porém, se bem definidas, tais estratégias podem incluir milhões de famílias de agricultores numa economia capaz de gerar as bases de um novo tipo de desenvolvimento para o campo.

FICHA TÉCNICA
“Caminhos para uma agricultura familiar sob bases ecológicas: produzindo com baixa emissão de carbono”
Organizadores: Andrea A. Azevedo, Maura Campanilli e Cassio Pereira; 224 páginas.
Produzido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com apoio da Climate and Land Use Alliance, Ford Foundation e Gordon e Betty Moore Foundation.

Disponível em: www.ipam.org.br.

Link para download alternativo: AQUI.

Outros títulos você encontra em nossa página >>> AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário