quarta-feira, 23 de março de 2016

Canadá: aquicultura como ferramenta de revitalização social


Canada (CA) - Entre as espécies de peixes criadas em cativeiro no Canadá, o salmão é - de longe - o mais importante. A produção representa mais de 80% do volume (e valor) total produzido pela indústria de aquicultura canadense. A província de Colúmbia Britânica, na costa oeste do país, é responsável por cerca de 58% da produção, seguida por Nova Brunswick (24%), Terra Nova (13%) e Nova Escócia (5%). A maioria dos produtores atua com o salmão do Atlântico, embora espécies originárias do Pacífico também sejam criadas na Colúmbia Britânica.

A aquicultura de salmão canadense é responsável por mais de 10 mil postos de trabalho, a maioria estabelecida em comunidades rurais, costeiras e aborígenes. A indústria, inclusive, acabou se tornando uma ferramenta de revitalização social e econômica em muitas dessas comunidades, gerando significativas oportunidades.

Um dos destaques da criação de salmão na região é a possibilidade de criar parcerias entre o setor e nativos. Lideranças aborígenes da Colúmbia britânica assumiram importantes papéis no desenvolvimento da aquicultura nos territórios tradicionais. Essa participação de nativos também vem ocorrendo nas províncias de Nova Escócia e Terra Nova.

Os aquicultores canadenses seguem diversas normas de regulação federais, provinciais e locais. Além disso, todas as companhias que criam salmão no país possuem certificações independentes, inclusive de aquicultura orgânica. Confiáveis, tais certificações funcionam como "selos de aprovação", demonstrando que os produtores seguem padrões sociais e normas de segurança alimentar e ambiental.

Orgulhosos do papel que desempenham no abastecimento da demanda mundial por proteínas saudáveis e nutritivas, os aquicultores do país focam no crescimento sustentável e seguem comprometidos em trabalhar juntamente com o governo e a cadeia, tanto no mercado interno quanto externo, visando avançar no setor de peixes e frutos do mar criados em cativeiro a fim de atingir uma economia competitiva fluída.

Fonte: www.jornalentreposto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário