sábado, 5 de março de 2016

Belém sediará feira de agronegócios em abril


A programação da 1ª Feira de Negócios Agropecuários de Belém foi apresentada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) nesta terça-feira (01/03). A FENABEL será realizada de 11 a 17 de abril, no Parque de Exposições do Entroncamento, com a proposta de movimentar o comércio rural, especialmente no primeiro semestre do ano, época que antecede as feiras agropecuárias regionais.

O evento vai promover o encontro de produtores com profissionais de empresas do setor e divulgar novas tecnologias de produção por meio de cursos, palestras e debates. As mudanças climáticas serão um dos temas tratados, diante da urgência de se buscar alternativas ao enfrentamento dos problemas causados pelo excesso de chuva em todo o Estado.

O foco da feira de negócios agropecuários serão os empreendimentos rurais, proporcionando conhecimento e dando visibilidade aos produtos e oportunidades de negócio aos produtores. A Fenabel terá 26 estandes de venda onde a dona de casa poderá fazer a feira da semana escolhendo os mais variados produtos, como carnes, aves, pescado, queijo do Marajó, leite, mel, frutas, hortaliças e até flores.

“A comercialização direta do produtor para os consumidores, sem o atravessador, significa preços mais baixos”, disse Lucas Minssen, administrador em agronegócio, da Federação da Agricultura do Pará (FAEPA), que apresentou o programa da FENABEL ao titular da SEDAP, Hildegardo Nunes.

A programação inclui também rodada de negócios com instituições bancárias, um feirão de máquinas, implementos agrícolas e veículos, com espaço para test ride, dois leilões de cavalos e gado de leite, ordenhas e torneio leiteiro. Haverá ainda atividades acadêmicas para incentivar a prática do trabalho rural junto aos estudantes.

Hildegardo Nunes ressalta que a FENABEL vai demonstrar a força da produção rural e servirá de vitrine aos produtos do campo. Para o secretário de Economia do município de Belém, Fabio Moreira, a FENABEL vai estimular a consciência de capital de um grande Estado produtor e reforçar a necessidade de integração das ilhas de Belém ao cenário econômico paraense.

Estiveram na reunião a secretária adjunta da SEDAP, Eliana Zacca; o presidente da FAEPA, Carlos Xavier, e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PA), Centrais de Abastecimento do Pará (CEASA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e empresários.

Programação do evento acesse o link AQUI.

Por Leni Sampaio - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário