sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Na Angola, Município do Cuimba aposta na aquicultura

Angola - Um projeto de criação de peixes de água doce está a ser implementado, desde Junho de 2015, no município do Cuimba, província do Zaire, visando contribuir na diversificação da dieta alimentar da população local e no combate à fome e pobreza.


De iniciativa privada, o referido projeto que está ser implementado pela cooperativa agrícola para o desenvolvimento rural (CADR) na periferia da vila do Cuimba produziu já cerca de cinco toneladas de cacusso (como é conhecida a tilápia na Angola).


Em declarações, o responsável da cooperativa, Afonso Mbiyavanga, informou que o projeto existe há sete meses, num investimento inicial de 500 mil kwanzas, tendo proporcionado já 14 postos de trabalho a jovens do município.

Explicou que numa primeira fase estão disponíveis quatro tanques para a criação de peixes e cujo processo é feito totalmente de forma manual, desde a escavação dos reservatórios a produção de ração.

De acordo com o aquicultor pretendeu-se, com essa experiência, apoiar os esforços do governo no combate a fome e pobreza, assim como na diversificação da direta alimentar da população.

O governador provincial do Zaire, José Joanes André, que constatou no sábado o referido projeto encorajou a iniciativa dos aquicultores locais, tendo-os incentivado a abraçarem o programa de micro-créditos concedidos pelos bancos comerciais.

Para o efeito, o governador aconselhou-os a elaborarem estudos de viabilidade econômica que garantam confiança aos credores na concessão de financiamentos aos referidos programas.

O município do Cuimba dista a 62 quilômetros de Mbanza Congo (sede provincial) e tem uma população de 64.613 habitantes que na sua maioria dedica-se à agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário