terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Software para Elaboração e Avaliação de Projetos de Piscicultura (SEAPIS)



O Software para Elaboração e Avaliação de Projetos de Piscicultura (SEAPIS) foi desenvolvido por integrantes do Laboratório de Piscicultura (LAPIS), da Faculdade de Engenharia de Pesca da UFPA/Campus Bragança.

O SEAPIS é um Software gratuito, intuitivo, independente de conexão com a Internet e capaz de ser acessado via computador, telefone celular ou tablet. Uma alternativa para técnicos e produtores aperfeiçoarem o planejamento e a gestão econômica de empreendimentos de piscicultura.

O programa é muito simples, após instalado, ao abrir o programa ele é redirecionado a uma guia do navegador que você utiliza (por exemplo, Google Chrome, Mozilla Firefox, etec.). Com o programa aberto você observará uma aba com instruções de uso e assim começa a utilizar o programa. 

Não se preocupe que irei mostra os passos para o download do programa e seu uso a seguir.


1. Faça download do programa acessando o link: seapis.esy.es.


Clique sobre o link BAIXAR e você será redirecionado a uma outra página onde precisará adicionar seu email e depois realizar o download do programa. 


2. O programa estará em um arquivo winrar, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo e selecione "extrair aqui".


3. Você verá o programa SEAPIS (identificado com um ícone de um peixe azul e uma seta amarela), clique duas vezes sobre o ícone e siga os passos de instalação como solicitado no programa.

Obs.: avance todas as etapas da instalação, não se preocupe que o software é livre de vírus.

4. Abrar o programa que aparecerá em sua área de trabalho, ele será direcionado a uma aba do seu navegador padrão, como mostra a ilustração. 


5. Pronto, o programa está pronto para uso, veja a aba de instruções de uso. Bom trabalho.


Não esqueça de curti a página do programa no facebook para ajuda a divulgar esse software.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES


1.  Se você cadastrou as coordenadas geográficas do empreendimento, você poderá visualiza pelo google maps o empreendimento. Lembrando que as coordenadas precisam está em graus decimais, conforme o exemplo que aparece. 

2. Realize primeiro o cadastro do empreendimento, pois ao cadastrar o projeto, ele solicitará o empreendimento em que você pretende elabora o projeto.

3. Caso você não tenha muita experiencia em elaboração de projeto, confira a cartilha abaixo "Piscicultura no Estado do Pará: custo de produção e indicadores econômicos" o capitulo 8 trás experiencias práticas, com três exemplos, onde pode servir de base para que você adquira domínio do programa.

LITERATURA DE APOIO


Caso você tenha dúvidas, baixe as duas cartilhas a seguir para entende melhor a piscicultura no estado do Pará. A cartilha tem informações atualizadas e fundamentais para o planejamento do seu empreendimento, trazendo dados que você poderá utilizar como parâmetro.


Referência: Brabo, M.F.; Veras, G.C.; Campelo, D.A.v.; Paixão, D.J. de M.R. & Costa, M.W.M. 2016. Piscicultura no Estado do Pará: Planejamento e estratégias de produção. 27 p.

Download: 1.1 mb. Formato: PDF.







Referência: Brabo, M.F.; Veras, G.C.; Campelo, D.A.V.; Costa, J.W.P. & Rabelo, L.P. 2016. Piscicultura no Estado do Pará: custo de produção e indicadores econômicos. 27 p.

Download: < 1 mb. Formato: PDF.

Um comentário: