sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Paraná aposta em pesquisa e tecnologia para melhorar produção

Fonte: revistasindirural.com.br. 
Mesmo representando apenas 2,3% do território nacional, com 199 mil quilômetros quadrados de área, o Estado do Paraná anualmente se consolida como um dos maiores produtores de carne e grãos do Brasil. Ano passado, o Estado manteve a representatividade no ranking nacional como o segundo maior produtor de grãos. Ficou atrás apenas do Mato Grosso, que tem quase quatro vezes mais área para cultivo. 

Para ter uma ideia, de acordo com dados da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o Paraná é atualmente o primeiro colocado nacional na produção de trigo, feijão, cevada, frango e tilápia, esse um mercado ainda em expansão no país. Ocupa a segunda colocação em soja, milho, mandioca e aveia e a terceira em cana-de-açúcar, carne suína e leite. 

Além da diversificação da produção e a característica associativa dos produtores, a expressiva força do agronegócio paranaense é atribuída à eficiência produtiva. Investimentos em pesquisa, capacitação e tecnologia são o que garantiram ao Paraná aumentar a produção mesmo com uma pequena área territorial. "A agricultura avançou e é o setor que mais cresce no país, salvando a balança comercial do Brasil anualmente. O uso da tecnologia explica o bom desempenho agrícola. O desafio do Paraná é justamente melhorar e qualificar sua produção, tratando cada pedaço de chão com eficiência" afirma o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. 

Ele alerta que o Paraná não tem mais capacidade de crescimento territorial da produção. Diferente do Mato Grosso, por exemplo, que ainda tem muito território para expandir a sua produção. Para isso, é preciso intensificar cada vez mais o uso de tecnologias para melhorar a produtividade no campo. Com esse objetivo, o Governo do Paraná estará presente nos cinco dias do Show Rural Cascavel, maior evento de tecnologia agropecuária do Sul do Brasil. A feira é promovida pela cooperativa agroindustrial Coopavel e atrai anualmente 220 mil agricultores. 

Produtores de vários Estados brasileiros visitam o local em busca de conhecimento e tecnologia para aumentar a produtividade de suas propriedades. Para isso, o Governo do Paraná, por meio das empresas públicas e secretarias estaduais, vai ocupar vários espaços no Show Rural para apresentar aos produtores as experiências e metodologias disponíveis para melhorar a produtividade no campo.

Saiba mais acessando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário