quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Curso de Aquicultura recebe doação de livros da Embrapa

A coordenação do Curso Técnico em Aquicultura, do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM) recebeu a doação de 24 livros na área, divididos em seis títulos, da Embrapa Pesca e Aquicultura de Tocantins, incluindo publicações de 2015.

Os exemplares vão ajudar no curso do IFRR/CAM, que é novo na instituição e ainda não dispõe de acervo bibliográfico. De acordo com o diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros, os livros chegam em boa hora, visto que também vão auxiliar os futuros alunos do curso superior de Aquicultura, que está sendo implantado.

“Nós agradecemos ao chefe-geral da Embrapa Tocantins, Carlos Magno Campos, que gentilmente nos atendeu com a doação desses títulos. Em breve, vamos lançar o curso superior em Aquicultura, tão esperado pela comunidade, e certamente essas publicações vão ajudar no aprendizado dos alunos”, comentou Barros.

O coordenador do curso técnico no campus, Lucas Eduardo Comassetto, frisou que os livros vão ficar disponíveis na biblioteca, para acesso de alunos e interessados. “Para nós é uma satisfação grande ter disponíveis edições da Embrapa para consulta, visto que suas publicações são referências”, disse.

TÍTULOS

Os livros recebidos são Manual de piscicultura familiar em viveiros escavados; Genética na piscicultura – Marcação e coleta de amostras para análise de DNA; Genética na piscicultura – Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise  de DNA; Piscicultura de água doce; Reprodução e engorda do pirarucu; catálogo de peixes comerciais do lago da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães.

CURSO

Ofertado desde o segundo semestre de 2014, o curso técnico em Aquicultura do Campus Amajari forma profissionais para o desempenho de atividades ligadas ao cultivo e manejo de organismos aquáticos, como peixes, camarão, ostras, mexilhões, rãs e algas.

O técnico formado estará habilitado para atuar em instituições públicas e privadas do setor aquícola, empresas de beneficiamento de pescado, laboratório de reprodução, larvicultura e engorda. Além disso, poderá prestar serviços de auxílio em áreas como Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando na pesquisa, produção, fiscalização, extensão, gestão e planejamento dos segmentos da tecnologia do pescado e aquicultura, e ou atuar de forma autônoma como empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário