terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Calagem na Piscicultura

Olá empreendedores, trago a vocês um ótimo material sobre como realizar a calagem em sua piscicultura de forma correta, esse manual lhe ajudará em dúvidas frequentes sobre como realizar esse procedimento,  que em muitas das vezes é feita de forma incorreta e que em certos casos pode ocasionar um efeito contrário do que se esperava. A correção da acidez do solo pode ser a chave para obtenção do sucesso na produção aquícola, como sempre digo, criar peixe é relativamente fácil, ganhar dinheiro com essa atividade que é o difícil, e para garantir a rentabilidade, atenta-se a detalhes é essencial e imprescindível. 

Navegando pela internet, encontrei um grupo chamado GIA (Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais) onde encontrei esse pequeno Manual sobre a Calagem na Piscicultura. Saiba mais entrando no site do Grupo GIA, é um ambiente com muitas informações e materiais gratuitos para downloads. 

Para download do Manual Calagem na Piscicultura clique na imagem ou através do meu skydrive AQUI.


APRESENTAÇÃO: A calagem é uma prática extremamente importante na piscicultura. Tem como objetivo equilibrar o pH e a alcalinidade do solo e da água, precipitar partículas em suspensão ou eliminar organismos e doenças indesejáveis, proporcionando um ambiente adequado ao desenvolvimento das espécies cultivadas. É realizada através da aplicação de um composto rico em cálcio ou que apresenta combinação de cálcio e magnésio em sua composição, podendo ser realizada no solo ou na água. A necessidade e o objetivo desta prática são determinados com base na análise da água e do solo em diferentes etapas do cultivo 

Este manual foi elaborado para capacitar técnicos, pois muitas vezes ocorre a falta ou a incorreta informação sobre os manejos realizados nos viveiros. Repassar informações inadequadas ao produtor pode ocasionar graves consequências no cultivo. Por este motivo, o técnico precisa compreender os processos que ocorrem no sistema para instruir corretamente o produtor. 

Portanto, este manual tem como finalidade detalhar a técnica de calagem e abordar os principais conceitos do solo, da água e da espécie no sistema de cultivo, que estão diretamente relacionados a esta técnica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário