terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Zoonoses Humanas Transmissíveis por peixes do Brasil



A obra “Zoonoses humanas transmissíveis por peixes no Brasil” foi organizada pelos professores doutores Gilberto Cezar Pavanelli, Mirian Ueda Yamaguchi, Ricardo Massato Takemoto (Nupelia-UEM) e Jorge Costa Eiras, professor aposentado da Universidade do Porto (Portugal) e financiada pela Unicesumar.  De maneira didática, a publicação  traz as várias possibilidades de contaminação pelos parasitas dos pescados, modos de infecção, quadros clínicos, propostas de tratamento e também profilaxia para ingestão segura deste alimento.
O trabalho tem a participação, ainda, de estudantes de medicina e outros professores da instituição, que se debruçaram sobre as pesquisas. De acordo com o professor Gilberto Pavanelli, trata-se do primeiro livro lançado no Brasil tratando o tema e a obra será útil principalmente para os profissionais da saúde.
A professora Mirian Ueda disse que no Japão e outros países onde o consumo de peixe cru é alto, as verminoses já são suficientemente conhecidas e por isso há cuidado especial no consumo desse tipo de alimento. “Mas no Brasil, como esse hábito alimentar é mais recente, ainda faltam informações a respeito e por isso é importante a obra que organizamos”, afirmou.
Segundo os autores, a publicação tem como objetivo, também, auxiliar as autoridades sanitárias na definição de políticas públicas para o controle e prevenção dessas doenças em nosso país.  “Os cuidados sanitários devem acontecer em toda cadeia produtiva, desde o local de criação, transporte, armazenagem, ao preparo final dos pratos”, observou Pavanelli.
Os organizadores afirmam que aparentemente, no Brasil, as doenças ainda não são muito frequentes, seja pelo baixo consumo de peixes pela população ou pela dificuldade em diagnosticá-las, já que a maioria dos profissionais da saúde não tem conhecimento sobre elas.
Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o brasileiro consome em média 10 quilos de peixe por ano por pessoa, enquanto a média mundial é de 18 quilos. Apesar do consumo relativamente baixo em relação a outros países, a introdução da cozinha oriental no ocidente tem feito com que cada vez mais pessoas adquiram o gosto pela utilização de pescado cru, motivo pelo qual os pesquisadores do mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar se preocuparam em organizar a obra.
“Não queremos que as pessoas parem de consumir, pelo contrário, o peixe é importante na alimentação, e o que desejamos é levar informações para que tenhamos um consumo saudável desse produto em nosso país”, esclareceu o professor Gilberto Pavanelli.
Este livro é indicado para profissionais da área de saúde, biólogos, nutricionistas, autoridades sanitárias, entre outros. Para aquisição do livro, favor entrar em contato com gcpavanelli@hotmail.com. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o professor Gilberto Pavanelli pelo e-mail gcpavanelli@hotmail.com ou telefone [44] 9972-4227.

Fonte: imprensa@unicesumar.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário