sábado, 14 de novembro de 2015

Ideias de negócios SEBRAE - Como montar uma empresa de curtume de couro de peixe



Olá amigos e amigas, trago a vocês um ótimo material ofertado pela SEBRAE, para quem quer empreender na área de curtimento de pele de peixes.

Foto: a pele do Pirarucu (Arapaima Sp.) transformado em couro. Fonte: www.acritica.uol.com.br.

A seguir a apresentação do pequeno livro sobre "Ideias de Negócios: Como Montar uma Empresa de Curtume de Couro de Peixe".

O couro do peixe tem sido utilizado pela indústria da moda na fabricação de acessórios como bolsas, cintos, carteiras e sapatos.

Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? 

A necessidade do aproveitamento integral dos subprodutos gerados pelo cultivo de peixes é crescente, principalmente devido à porcentagem elevada dos resíduos após filetagem que tem sido um problema para o produtor ou para o abatedouro (Contreras-Guzmán, 1994). E dentre esses resíduos está a pele como o principal subproduto. 

A fabricação e comercialização do couro de peixe é uma atividade que teve seu início na década de 70. Por se tratar de uma iniciativa voltada ao aproveitamento do rejeito da indústria pesqueira passou a chamar a atenção do mercado, principalmente aquele focado em produtos ecologicamente corretos. As peças feitas com a pele do animal ajudam a preservar o meio ambiente e são tão resistentes quanto o couro bovino (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil -CICB, 2010). 

A pele pode ser beneficiada e resultar em uma matéria-prima de qualidade e de aspecto peculiar inimitável, após o curtimento, devido à sua resistência e desenho formado na sua superfície, principalmente as peles de peixes com escamas. As características do produto obtido, como: a resistência da matéria- prima, suas características exóticas e sua aplicabilidade em vários produtos de alto valor agregado vêm despertando a curiosidade e o interesse de muitos empreendedores. 

Segundo Ingram e Dixon (1994), as peles de peixes são consideradas como um couro exótico e inovador, com aceitação geral em vários segmentos da confecção. A atividade vem sendo explorada comercialmente não só através de parcerias com as empresas de pesca, tanto as de água doce quanto salgada, mas também com cultivos de peixes espalhados pelo País. O mercado da moda já reconhece o valor e a importância do uso do couro de peixe na fabricação de acessórios como bolsas, cintos, carteiras e sapatos. 

importância dada ao uso de matérias-primas alternativas, com o apelo do politicamente correto”, torna a atividade econômica do curtume de couro de peixe inovadora e altamente promissora. 

Foto: Couro de Pirarucu sendo utilizado pela industria da moda.

Foto: Detalhe único observado no couro de peixes é o desenho, o que pode vária conforme espécie utilizada!

Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um curtume de couro de peixe. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso.

Download do material: www.sebrae.com.br ou

Caso tenha algum problema no link, baixe o livro AQUI no Blog.

Visite também nossa página de livros: AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário