sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tubarão raríssimo é encontrado nas águas da Escócia

Foto: REPRODUÇÃO SCOTTISH SHARK TAGGING PROGRAMME.
Esse estranho peixe cartilaginoso, trata-se da espécie Psuedotrakias microdon, sendo uma espécie de tubarão extremamente raro.

O P. microdon foi capturado pela Marinha escocesa na região de St Kilda, uma ilha remota, que fica à noroeste da Escócia. De acordo com a Scottish Shark Tagging Programme (Programa Escocês de Marcação de Tubarões, em tradução livre) essa espécie nunca tinha sido vista em águas britânicas.

O espécime da foto possui pouco menos de dois metros e cerca de 60 kg – os cientistas acreditam que 25% do peso desse tipo de tubarão vem do seu fígado, órgão também responsável pelo formato excêntrico do seu corpo, fato que originou o apelido de  “tubarão sofá”.

Com hábitos desconhecidos, o que se sabe é que o P. microdon costuma viver em locais de difícil acesso e em águas de até 1400 metros de profundidade, onde encontra os alimentos que compõem sua dieta, como lulas, polvos e enguias. Isso é praticamente tudo o que os pesquisadores sabem sobre essa espécie, que é classificada como “carente de informações” pela União Internacional para Conservação da Natureza. Apesar da escassez de informações, os cientistas sabem que o tubarão sofá está ameaçado de extinção - ele aparece na lista vermelha da entidade, ao lado de outros animais ameaçados.

Fonte adaptada: revistagalileu.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário