segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Caso de sucesso: Litoral do Paraná – Fazenda Borges

Foto: Mapa da fazenda com os seus viveiros.
Localizada no município de Paranaguá, litoral do estado do Paraná, a fazenda Borges iniciou a implantação de viveiros, voltada a carcinicultura, no início da década de 90 (1993-94), com espécies nativas de camarões (camarão rosa e camarão branco). Apresentando uma área total de 2.474,6 ha, o regime de produção é dividido em 19 viveiros escavados, com sistemas de drenagem independentes, sendo a água oriunda do rio Medeiros, com características salobras. É constituído por 5 viveiros-berçários e 14 viveiros de engorda.

Antonio Sérgio Borges, empreendedor, adotou um regime de produção semi-intensivo, com utilização de aeradores com uso parcial, aproveitando a biota natural como parte do alimento para as espécies cultivadas. Hoje, após aprovação do IBAMA, a propriedade realiza cultivo com espécies exóticas, como Litopenaeus vannamei, nativa da costa oriental do Oceano Pacífico (Peru ao México). No início a produtividade total era considerada bastante baixa, cerca de 250 kg/ha/safra, hoje, com implantação de novas tecnologias, a produtividade média anual ultrapassa 4.000 kg/ha/safra.

O acesso a propriedade é feito exclusivamente por barcos, e para evitar contaminação externa foram adotadas medidas de seguranças, em que todos os visitantes devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) e pessoas que tiveram contato com outras fazendas, larviculturas ou áreas infectadas, não podem ter acesso ao interior da fazenda por, no mínimo, 48 horas. Outra medida adotada pela fazenda é a de somente adquirir larvas que apresentem laudos negativos ao vírus da mancha branca e outras possíveis enfermidades, sendo o principal fornecedor de larvas um laboratório do Rio Grande do Norte (Aquatec).

A carcinicultura é o setor da aquicultura com as maiores taxas de desenvolvimento científico e tecnológico, o que transformou esta atividade fonte de renda para muitos empreendedores. Em conjunto ao Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA), a fazenda Borges realiza estudos técnico-científicos, monitoramento ambiental, análise dos parâmetros de qualidade de água e busca de desenvolvimento de novas tecnologias para produção de ostras e camarões no litoral paranaense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário