quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Agropacto debate importância do DNOCS e do Banco do Nordeste para a região


Na terça-feira, dia 06 passado, a Federação da Agricultura do Estado do Ceará – FAEC, em sua reunião ordinária, patrocinou um debate sobre a importância dos órgãos de desenvolvimento regional, com foco especial sobre o DNOCS e o Banco do Nordeste-BNB.

No contexto da crise atual, o DNOCS é mais uma vez ameaçado de extinção, enquanto o BNB está em risco de perder 30% do Fundo Constitucional-FNE. Em ambos os casos, os prejuízos que poderão advir sobre o Nordeste serão imensos.

Nesta reunião, o diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa, esteve presente, acompanhado pela diretoria da Associação dos Servidores do DNOCS-Assecas, além de servidores ativos e aposentados. O BNB também compareceu com uma equipe compacta, que mostrou a absoluta necessidade de se lutar, não só pela manutenção do FNE, mas também pela sua ampliação.

O servidor do DNOCS, Clésio Jean, fez apologias ao passado efetivo da instituição, com as diversas obras de infraestrutura, bem como da sua presença real na paisagem atual do semiárido, como os açudes, os rios perenizados e os perímetros irrigados, secundado por apresentações dos engenheiros agrônomos Evandro Bezerra e Pedro Eymard Mesquita.

Ao final, como encaminhamento sugerido pelo presidente da FAEC, Flávio Viriato Saboia, foi proposta a formação de uma Comissão Mista composta de DNOCS-BNB-FAEC, com objetivo da produção de um documento circunstanciado, visando levar a público, através de notas e comunicados em veículos de imprensa, visando informar e mobilizar a opinião pública, em defesa das citadas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário