sexta-feira, 30 de outubro de 2015

15 livros inspiradores para empreendedores de sucesso

O dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional Do Livro. E é na literatura que muitos empreendedores encontram a inspiração que precisam para entrar no mundo dos negócios. Além disso, por meio dessas obras, eles também têm a chance de aprender conceitos teóricos básicos muitos importantes para empreender. 

Para dar um empurrãozinho naqueles que estão sonhando em abrir o seu negócio, empreendedores de sucesso contaram a Pequenas Empresas & Grandes Negócios quais livros marcaram suas histórias no mundo do empreendedorismo.

1. O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes.

Para Jhonata Emerick, CEO do 99Motos, o livro traz inúmeras lições que empreendedores não encontram nos manuais e livros de administração. “São estatísticas que mostram que o empreendedor que quer inovar, que quer fazer diferente, precisa ter o entendimento do que é fracassar.”

2. Sonho Grande - Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira Revolucionaram o Capitalismo Brasileiro e Conquistaram o Mundo, de Cristiane Correa.

Alex Barbirato, CEO da incube, afirma que a obra ditou boa parte da sua visão de empreendedor. “O livro descreve a trajetória do Lemann, da adolescência como surfista no Rio até a aquisição de ícones americanos, como Budweiser e Heinz. A forma como valorizo gente e a cultura organizacional vêm daí.”

3. Execução - A Disciplina Para Atingir Resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan.

Max Campos, CEO do HotelQuando, afirma que este livro ajuda os empreendedores na hora de comparar resultados prometidos e alcançados. “Esse livro me ajudou a compreender que muitas empresas quebram por falta de execução e não de planejamento.”

4. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg.

Vitor Torres, CEO do Contabilizei, acredita que este livro aborda temas extremamente importantes para todos empreendedores.  “Ele fala de como criar uma cultura vencedora, enfrentar as dificuldades, como estimular a criatividade e também como utilizar o poder do hábito não só para a gestão da empresa, mas também para prever o comportamento de potenciais clientes.”

5. De Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel.

Para Francisco Forbes, CEO da Seed, a obra instiga o empreendedor a inovar sempre. “Este livro não oferece uma fórmula para o sucesso. O autor revela como construir empresas que criem coisas novas, apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação. Te ensina a fazer perguntas para encontrar valor em lugares inesperados.”

Lucas Melo, co-fundador do MeSeems, também destaca o livro. “Ele destaca a importância de uma startup fazer mais com menos, que traduzimos internamente para a empresa, em entregar o dobro de valor para o cliente e cobrar metade do preço."

6. A Hora da Verdade, de Jan Carlzon.

Cristiano Soares, CEO Brazil da Vaniday, afirma que a obra mostra a importância de dar poder aos funcionários e cita um trecho: “’não importa quem é o autor das boas ideias, o que interessa é que as ideias funcionem, e as organizações se fortaleçam, servindo bem aos seus usuários’ - esse trecho deixa claro que não importa hierarquia e, sim, insights relevantes que melhoram a vida dos clientes.”

7. Diferente - Quando a exceção dita a regra, de Youngme Moon.

Rony Meisler, fundador e CEO da Reserva, ressalta que apesar de não ser muito conhecido, o livro é um dos melhores que já leu.  “Empreendedorismo verdadeiramente disruptivo. Trata de um tema tão óbvio quanto complexo: não tem como ser diferente sendo igual.”

8. Por quê? Como grandes líderes inspiram ações, de Simon Sinek.

Deborah Folloni, que aos 22 anos fundou a produtora Chili Gum, afirma que descobriu a razão das empresas terem um propósito lendo esse livro. “Aprendi que todo líder de verdade precisa de uma visão, para guiar suas ações a curto e longo prazo, e que, na prática, ela funciona como um filtro na tomada de decisões.”

9. Rework, 'Jason Fried e David Heinemeier Hansson.

Para Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, plataforma de gestão de pagamentos, a obra foi responsável por dar uma ótima visão de negócios. “Além de ser um belo guia de como a empresa precisa evoluir e não nascer pronta."

10.  O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas, de Ben Horowitz.

Indicação de Adriana Barbosa, diretora-geral da payleven Brasil, e David de Lira, co-fundador do ProCompra. Para Lira, esse livro é útil para todos que empreendem ou têm esse desejo. “Para mim, um dos principais aprendizados foi perceber que a angústia de dividir o fardo da liderança de uma empresa não é exclusiva de empreendedores de primeira viagem, mas de executivos mais experientes também."

11.  Good to Great: Empresas Feitas Para Vencer, James C. Collins.

Essa dica é de Alex Tabor, CEO do Peixe Urbano. Para o empreendedor, o livro continua atual. “O autor se baseia em uma série de pesquisas para tentar descobrir o que fazem as empresas “boas” se tornarem “excepcionais”.”

12. Breaking Banks: The Innovators, Rogues, and Strategists Rebooting Banking,de Brett King.

Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico Brasil, acredita que o livro serve para conhecer empresas que revolucionaram a relação das pessoas com o dinheiro. “Ele nos dá uma ideia de como as empresas estão se inovando para um futuro cada vez mais próximo."

13. Quem Disse Que Elefantes Não Dançam?de Louis V. e Jr. Gerstner.

Indicação de Rodolpho Gurgel, CEO da Bidu Corretora. "Fala sobre erros, medos e acertos na gestão de startups. Poucos livros falam abertamente sobre fracassos e sobre como virar o jogo quando as coisas não vão bem - esse é um dos raros exemplos."
14. Os Mandamentos da Lucratividade, Alberto Saraiva.
Para Paulo Maksoud, sócio da Hamburgueria Zacks, o livro é uma história de superação muito inspiradora “para qualquer pessoa que quer se jogar no mundo dos negócios”. “Sobre arregaçar as mangas, como ter foco, superar dificuldades e ter perseverança. Me ajudou muito na caminhada”, afirma.
15.  Segredos De Uma Mente Milionária, T. Harv Aker

Segundo Alexandre Martins, diretor executivo da Fábrica de Bolo Vó Alzira e filho de Dona Alzira, este livro pode ser lido em “várias fases da vida”. “Ele sempre tem algo para ensinar. Faz você enxergar o negócio de fora.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário