quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Técnicas acústicas permitem automatizar a alimentação de peixes em instalações aquícolas


Durante quase dois anos o Ctaqua Centro Tecnológico de Aquicultura na Espanha vem trabalhando em um projeto que busca o desenvolvimento de técnicas acústicas para aprimorar os processos de alimentação em instalações aquícolas

Convencionalmente, a alimentação de peixes em viveiros é realizada manualmente, com observação direta do comportamento dos peixes. Como a intensificação da aquicultura, a alimentação vem sendo progressivamente automatizada, fazendo uso de tabelas alimentares que fornecem uma taxa diária específica de alimentos. No entanto, como se trata de organismos vivos, existem flutuações nas taxas de ingestão devido a múltiplos fatores, tornando imprevisível uma dieta diária totalmente exata. Além das despesas - a alimentação responde por 50 a 60 por cento do total  - a dosagem exata de ração comercial em todas as etapas de cultivo é importante na proteção do ambiente, bem-estar animal e qualidade da água. 

Os pesquisadores realizaram um estudo hidroacústico prévio que mostrou que técnicas passivas são mais eficazes no controle da alimentação. Estas técnicas permitiram a discriminação dos sons que os peixes fazem quando estão se alimentando. Com esta informação, a equipe do Centro de Tecnologia Marinha (um dos principais contribuidores do projeto) criou algoritmos que, em um futuro próximo, podem ser integrados a alimentadores automáticos e através de sensores inteligentes interromper o fornecimento uma vez detectado o fim da ingestão de alimentos.

Especificamente, o trabalho foi realizado em estuários onde o pargo (Sparus aurata) é cultivado. Este trabalho do Ctaqua é parte do projeto "Sistema não-invasivo para determinar biomassa total em sistemas de produção de peixe", que também tem como objetivo desenvolver e impulsionar tecnologias existentes para saber o número exato e o tamanho do peixe a ser cultivado em um estuário. Os resultados desses dois anos de duração do projeto, financiado pela Secretaria do Governo Autónomo da Andaluzia, serão apresentados na última semana de novembro em uma conferência a ser realizada nas instalações Ctaqua, em Puerto de Santa María. Essa sessão contará com a participação de todos os peritos que contribuíram para esta pesquisa, entre os quais estão o Departamento de Biologia Vegetal e Ecologia na Universidade de Sevilha e do Centro de Tecnologia Naval e Marinha.

Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário