segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Seminário debate ordenamento pesqueiro



Evento: Seminário Nacional de Ordenamento da Pesca Artesanal

Data: 22 a 25

Horário: 8h às 19h

Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro (Próximo a Ermida Dom Bosco)  - Brasília-DF

Brasília – O secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Fábio Hazin, participa da abertura do Seminário Nacional de Ordenamento da Pesca Artesanal, que irá ocorrer entre os dias 22 a 25 de setembro, em Brasília. “A iniciativa tem o objetivo de colher informações para que sejam implementadas políticas públicas que atendam às necessidades das populações que fazem a pesca artesanal no país”, explica Hazin. A realização é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Estará em debate as aplicações das diretrizes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para pesca artesanal e de pequena escala. "Queremos capacitar comunidades pesqueiras artesanais dentro das políticas de desenvolvimento da pesca artesanal, no gozo dos seus direitos e no entendimento das responsabilidades quanto ao uso sustentável dos recursos", completa Fábio Hazin.

O seminário contará com palestras de especialistas em pesca artesanal e de pequena escala com renomes internacionais. O formato será por meio de mesas-redondas, o que possibilitará um intercâmbio de experiências, conhecimentos e saberes tradicionais. A partir do dia 24 os participantes serão distribuídos em cinco grupos de trabalho e conversarão sobre pesca oceânica, Bacias do Norte (Bacia Amazônica e Araguaia/Tocantins), Bacias do Nordeste, Estuarinos e Lagunares e Lagoas Continentais e Açudes.

Esses grupos de trabalho serão acompanhados por especialistas do governo e da sociedade civil de forma paritária, para facilitar e qualificar os debates. Ao final do seminário, o resultado dos grupos será debatido na plenária com todos os participantes do evento, visando a construção de documento final. “Assim, espera-se fortalecer a participação da sociedade civil organizada de pescadores artesanais, de gestores públicos, de pesquisadores e acadêmicos, para a elaboração de uma atuação política coletiva e de tecnologias inclusivas voltadas para a conservação do meio ambiente, uso sustentável dos recursos pesqueiros e, principalmente, para o fortalecimento das comunidades pesqueiras artesanais do país”, finalizou Fábio Hazin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário