segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Inpa realiza o I Simpósio de Biologia e Pesca de Água Doce


O evento reunirá especialistas de diversas instituições e pretende se transformar em um espaço de discussões e integração da comunidade científica com palestras e minicursos destinados a professores, estudantes, gestores e demais interessados no tema.

Por Luciete Pedrosa – (texto e foto) Ascom Inpa
Idéias evolucionistas nos filósofos pré-Darwinianos, Avanços e desafios da piscicultura na região Norte, Como explicar a diversificação da fauna aquática no rio Madeira e Vocalizações subaquáticas em tartarugas: um novo elemento para pesquisa e conservação destas espécies. Esses são alguns dos temas que serão discutidos de 7 a 9 de outubro, no I Simpósio de Biologia e Pesca de Água Doce,  promovido pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Especialistas de várias instituições farão palestras e minicursos no evento que pretende se transformar em um espaço de discussãoe integração da comunidade científica. É destinado a professores, estudantes, gestores e demais interessados nos temas. As atividades acontecerão em horário integral, no auditório do Bosque da Ciência (no campus I do Inpa),  com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº, bairro Petrópolis.
Pretendemos transformar esse primeiro simpósio num evento científico de referência no Brasil na área da Biologia”, diz o pesquisador do Inpa e líder do Laboratório de Plâncton, Edinaldo Nelson dos Santos Silva, um dos responsáveis pela organização do simpósio.
A palestra de abertura “Ideias evolucionistas nos filósofos pré-darwinianos” será proferida pelo pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes dos Santos. Ele mostrará que essas as ideias evolucionistas já haviam sido expostas por muitos filósofos e cientistas bem antes de Charles Darwin, o grande protagonista desta verdadeira revolução nos estudos sobre a origem das espécies e nas concepções de mundo, atingindo o senso comum e praticamente todas as Ciências.
Dentre os personagens a serem apresentados pelo pesquisador, alguns são praticamente desconhecidos, mesmo entre biólogos e filósofos, como Al Jahiz, cognominado de Darwin maometano, e o geólogo e nobre viajante Benoit de Maillet.


“Além disso, pretendo mostrar os principais obstáculos e facilitações epistemológicas envolvidas no estabelecimento da teoria da evolução, num universo cultural à época dominado pela força da Igreja Católica e sua cruel inquisição”, diz. “E mais que isso: mostrar que Filosofia e Ciência tem um objetivo único, a busca do conhecimento, este objeto magnífico ao qual todos nós, professores, gestores e estudantes nos dedicamos com afinco”, completa o pesquisador.

Integração
Para o pesquisador Edinaldo Nelson dos Santos Silva, na medida em que se tem um conhecimento mais aprofundado de projetos desenvolvidos por outros pesquisadores, aumenta-se a necessidade de integração ou de trabalhos complementares, além da possibilidade de trocas de informações entre estudantes e professores, e mesmo entre os próprios estudantes e entre os próprios professores.
Com esse evento queremos divulgar para os nossos futuros pós-graduandos os trabalhos que são desenvolvidos dentro das diversas linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Badpi)”, diz.
O pesquisador conta que o Badpi é um programa que está enquadrado dentro da área de avaliação de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atua em cinco linhas de pesquisa: Aproveitamento tecnológico da biodiversidade; Biologia, Ecologia e conservação de organismos aquáticos; Limnologia e dinâmica de áreas alagáveis; Conhecimento e distribuição da biodiversidade aquática amazônica; Manejo e conservação de recursos pesqueiros.
Minicursos
Como parte da programação de encerramento do simpósio, no dia 9 de outubro, das 8:30h às 17:30h, serão realizados seis minicursos. As inscrições podem ser feitas presencialmente no período da tarde (14h às 18h), no prédio do Badpi, laboratório de Plâncton, no Campus II do Inpa situado na rua Otávio Cabral, s/nº – Petrópolis.
Os cursos oferecidos são: A citogenética como ferramenta auxiliar na taxonomia de peixes; Microinvertebrados planctônicos: pra que estudá-los?; Introdução à parasitologia; Importância das Coleções para Conservação da Biodiversidade; Técnicas de marcação e coleta de material biológico em vertebrados aquáticos; Técnicas de microscopia ótica e eletrônica aplicada à biologia de água doce.  

Fonte do texto: portal.inpa.gov.br

Site Oficial do evento: http://simbadpi15.wix.com/simbadpi15

Data: 7 a 9 de Outubro de 2015.

Local: INPA, Campus I. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário