terça-feira, 22 de setembro de 2015

Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - CONBEP 2015



Olá pessoal, como este blog faz referência a vários assuntos do campo profissional do Engenheiro de Pesca, não posso deixa de citar o evento nacional da categoria o CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Esse congresso é um importante evento para os profissionais e estudantes de engenharia de pesca, sendo debatido durante 5 dias diversos assuntos nas áreas de atuação do curso, através de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, como também standers de Instituições de Pesquisas e Empresas do setor pesqueiro. É uma otima oportunidade para você que quer empreender no setor pesqueiro, acesse a página do evento (AQUI) para realizar sua inscrição.

Evento: Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XIX CONBEP.

Tema: Engenharia de Pesca: Transformando os Recursos Aquáticos em Benefícios Para a Humanidade.

Data: 04 a 08 de outubro de 2015.

Local: Universidade Federal do Maranhão (São Luís-MA).


Sobre o CONBEP

       A Categoria Profissional dos Engenheiros de Pesca do Brasil realizará conjuntamente com a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Maranhão - AEP-MA, Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil - FAEP-BR e Associação Brasileira de Engenharia de Pesca - ABEP, o “XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA”, no período de 04 a 08 de outubro de 2015, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, tendo como Tema Principal “Engenharia de Pesca: Transformando os Recursos Aquáticos em Benefícios Para a Humanidade”.
            Paralelamente a esse evento será realizado o I Workshop de Avaliação de Estoques e Estatística Pesqueira, o II Workshop sobre Assistência e Extensão Pesqueira, o I Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Manejo do Caranguejo Uçá no Maranhão, o Encontro Nacional dos Diretores / Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Pesca e a Expo CONBEP: Feira da Pesca e Aquicultura, que irá reunir as principais empresas e instituições envolvidas com o setor pesqueiro e aquícola do país, onde irão expor seus produtos e serviços.

       O Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca é sem sombra de dúvidas, o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área. Contará com a participação da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil FAEP-BR, das Associações Estaduais dos Engenheiros de Pesca AEP’S, da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca - ABEP, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Órgãos Governamentais das esferas Federal, Estadual e Municipal, Pesquisadores, Professores, Pescadores, Aquicultores e Empresários da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura.

HISTÓRICO DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE ENGENHARIA DE PESCA


      Tradicionalmente eram realizados por iniciativa da Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR) e da Associação de Engenharia de Pesca do local onde o evento ocorre, entretanto a partir da edição de 2009 (XVI CONBEP), a organização científica do congresso passou a ser de responsabilidade da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca - ABEP, que como instituição é promotora do desenvolvimento científico da Engenharia de Pesca no País. O XIX CONBEP, portanto, será o quarto a ser realizado sob os auspícios  da ABEP,  embora o evento já se encontre na sua 19ª edição consecutiva.

            Os CONBEP’s compõem-se tradicionalmente de palestras e conferências, muitas delas internacionais, mesas-redondas e cursos, dos quais participam cientistas, autoridades públicas e privadas e técnicos renomados do Brasil e do exterior. Atualmente mais de 1.500 trabalhos técnicos e científicos foram apresentados em forma de e artigos publicados em seus anais, comprovando a participação ativa dos profissionais ligados à grande área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Tabela 1. Lista dos Congressos Brasileiros de Engenharia de Pesca realizados, desde 1979 até 2013.

Congresso
Local
Mês
Ano
I CONBEP
Brasília – DF
Julho
1979
II CONBEP
Recife – PE
Julho
1981
III CONBEP
Manaus – AM
Julho
1983
IV CONBEP
Curitiba – PR
Julho
1985
V CONBEP
Fortaleza – CE
Julho
1987
VI CONBEP
Teresina – PI
Junho
1989
VII CONBEP
Santos – SP
Junho
1991
VIII CONBEP
Aracaju – SE
Setembro
1993
IX CONBEP
São Luís – MA
Setembro
1995
X CONBEP
Guarapari – ES
Novembro
1997
XI CONBEP
Recife – PE
Outubro
1999
XII CONBEP
Foz do Iguaçu – PR
Setembro
2001
XIII CONBEP
Porto Seguro - BA
Outubro
2003
XIV CONBEP
Fortaleza – CE
Outubro
2005
XV CONBEP
Manaus – AM
Outubro
2007
XVI CONBEP
Natal – RN
Outubro
2009
XVII CONBEP
Belém – PA
Novembro
2011
XVIII CONBEP
Paulo Afonso - BA
Outubro
2013

Devido a sua  magnitude e importância  o XIX CONBEP deverá contar com a presença de aproximadamente de 1.200  a 1.500 participantes. O evento tem sido realizado a cada dois anos desde 1979. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário